Sociedade | 17-05-2018 10:51

Santuário de Fátima desafia jovens para fazerem voluntariado

O projecto SETE decorre entre os dias 09 de Julho e 02 de Setembro.

O Santuário de Fátima anunciou estar a desafiar jovens dos 16 aos 35 anos para uma experiência de voluntariado na Cova da Iria.

“O projecto SETE, que decorre entre os dias 09 de Julho e 02 de Setembro, visa permitir aos participantes penetrar na vivência do lugar e da sua mensagem, através de dinâmicas de acolhimento de peregrinos, do aprofundamento espiritual e da imersão no acontecimento de Fátima. Os destinatários da iniciativa são todos os jovens, estejam ou não ligados a algum movimento eclesial, inquietos pela experiência cristã do acolhimento e da peregrinação, em busca de uma vivência espiritualmente rica, profunda e partilhada com outros jovens, ou que se interroguem sobre o sentido e a actualidade do acontecimento e da experiência de Fátima”, refere um comunicado do santuário.

A matriz deste projecto, esclarece ainda a informação, “baseia-se na sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de Junho de 1921, quando cheia de dúvidas hesitou entre a obediência ao bispo que lhe tinha pedido para partir para o Porto e o seu desejo de ficar junto dos familiares. Hesitante entre o sentido da obediência e a vontade pessoal, Lúcia decide voltar à Cova da Iria e Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe”.

O santuário diz ainda que o “projecto de uma vida começa a desenhar-se na juventude e, tal como Lúcia, são imensas as hesitações e as dúvidas, que os jovens experimentam”.

Para o Santuário, “recordar esta aparição é oferecer aos jovens uma chave-de-leitura para as suas vidas e para o nosso tempo”, ainda para mais no culminar da celebração do centenário das aparições de Fátima.

“Os jovens podem fazer a sua inscrição em turnos de voluntariado de sete ou de 14 dias. Podem inscrever-se individualmente ou em grupos (de um movimento, secretariado diocesano, escola, etc.). No formulário de inscrição é visível o número de vagas ainda disponível em cada turno. A estadia fica totalmente ao encargo do Santuário de Fátima: o alojamento será feito numa secção da Casa de S. Bento Labre, especialmente reservada para os voluntários”, nota a informação.

Cada turno, revela a organização, “começará com um período de introdução ao itinerário de imersão. Durante o tempo de voluntariado, os jovens serão chamados a tocar as múltiplas experiências de acolhimento, oração e partilha que se podem vivenciar no Santuário de Fátima. Terá particular interesse o contacto directo com os peregrinos, o toque com os mais frágeis (idosos, pessoas com deficiência) e os momentos orantes. Os jovens entrarão numa dinâmica de aprofundamento espiritual, acompanhados pela equipa do Santuário”.

As inscrições podem ser feitas através do formulário https://sfforms.wufoo.com/forms/projeto-sete/.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo