Sociedade | 18-05-2018 18:12

Coruche passa a cobrar uso de bicicletas partilhadas

Coruche passa a cobrar uso de bicicletas partilhadas
Foto O MIRANTE

No total, são 17 bicicletas eléctricas e 10 convencionais que estão à disposição em quatro estações espalhadas pela vila.

A Câmara de Coruche vai passar a cobrar a utilização do sistema de bicicletas partilhadas “Campinas” a partir de segunda-feira, 21 de Maio. A decisão foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo. De acordo com o presidente do município, Francisco Oliveira (PS), desde que entrou em funcionamento a 17 de Março, o sistema começou a ser usado de forma abusiva por ser gratuito.


“Não é pelo valor que, na minha perspectiva é residual, mas para retrair alguma utilização abusiva das bicicletas”, refere o autarca. É que, diz, anda aí um grupo de indivíduos que utiliza a bicicleta, leva-a para casa e amarra-a ao portão de casa e só entrega no outro dia. “Existe dois miúdos que andam a usar as bicicletas em circuitos menos adequados”, refere.


Francisco Oliveira aproveitou ainda para adiantar que as “Campinas” estão a ter uma boa aceitação da população. De tal forma, que, neste momento, 167 indivíduos que estão em lista de espera para se poder registar no sistema e usar a bicicleta.


A partir de 21 de Maio, para aderir ao sistema terá de pagar cinco euros. A partir daí, o tarifário será consoante o tempo de utilização: até 30 minutos será gratuito; de 30 minutos a uma hora custará um euro; de uma a duas horas custará 1,50 euros; e três ou mais horas custará a partir de três euros.


Para ter acesso às Campinas basta efectuar o registo via online através do endereço campinas.bike.cm-coruche.pt ou descarregando a aplicação gratuita Campinas, em Google play ou App Store ou pessoalmente no Balcão Único (Paços do Concelho), Posto de Turismo ou Piscinas Municipais. Depois é só chegar perto de uma estação, escolher a bicicleta e desbloquear com o cartão magnético ou aplicação móvel.


No total, são 17 bicicletas eléctricas e 10 convencionais que estão à disposição em quatro estações espalhadas pela vila: na Central de Camionagem, no Posto de Turismo, na Câmara Municipal e nas Piscinas Municipais. O sistema estará disponível para os utilizadores durante os sete dias da semana entre as 6h00 e as 22h00.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo