Sociedade | 18-05-2018 17:44

Empresário José Júlio Eloy distinguido com Prémio Nacional Memória e Identidade

Empresário José Júlio Eloy distinguido com Prémio Nacional Memória e Identidade

Cerimónia decorreu na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República.

O empresário de Santarém José Júlio Eloy recebeu esta sexta-feira, 18 de Maio, o Prémio Nacional “Memória e Identidade”, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República. O prémio é atribuído pela Associação de Municípios com Centro Histórico e em anos anteriores já foram distinguidos nomes como o arquitecto Álvaro Siza Vieira, o professor José-Augusto França, e o antigo presidente da Câmara de Santarém, José Miguel Noras.

José Júlio Rosa Eloy nasceu a 7 de Janeiro de 1936. O empresário é sócio-gerente de várias empresas, mas a sua base é na Agro-Ribatejo, criada pelo pai em 1954 em Santarém. Na juventude começou a participar no movimento associativo da cidade. Entre outros cargos, José Júlio Eloy foi presidente da Federação dos Grémios de Comércio do Distrito de Santarém, do Grémio do Comércio de Santarém, do Núcleo de Santarém da Cruz Vermelha, do Albergue Distrital de Santarém, da Sopa dos Pobres de Santarém, do conselho fiscal do CNEMA, da Conferência Académica São Vicente de Paulo, da Banda dos Bombeiros Voluntários de Santarém, dos Bombeiros Voluntários de Santarém.

O distinguido foi também vice-provedor da Misericórdia de Santarém (responsável pelas corridas de touros na Monumental Celestino Graça), vice-presidente do Grupo de Futebol “Os Leões de Santarém” e tesoureiro do Clube de Santarém. Pertenceu também durante muitos anos à organização da Feira do Ribatejo e ainda teve uma passagem breve pela política, quando foi vereador da Câmara Municipal de Santarém de 1972 a 1974.

Antes desta condecoração, José Júlio Eloy recebeu em 1972, pelo Presidente da República Américo Thomaz, a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial. Em 1997, foi distinguido pela Câmara de Santarém com o título de “Scalabitano Ilustre”. E em 2004 recebeu o Prémio Carreira Empresarial atribuído pela Nersant e por O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Edição Vale Tejo