Sociedade | 23-05-2018 15:02

Águas do Ribatejo e Deco em campanha para promover poupança de água

Águas do Ribatejo e Deco em campanha para promover poupança de água
Foto DR

Os alunos dos ensinos secundário e profissional dos sete concelhos abrangidos serão desafiados a realizar um vídeo de promoção do uso racional da água.

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assina na quinta-feira, na sua sede, em Salvaterra de Magos, um protocolo de cooperação com a associação de defesa do consumidor Deco para promover, junto dos consumidores, o uso eficiente da água.

Em comunicado, a empresa afirma que o protocolo visa a concretização do projecto “A Água é de Todos – Não ao seu desperdício!” através de ações de formação, informação e sensibilização, estando nomeadamente prevista a realização de uma conferência, animação de rua, sessões de informação junto de diferentes públicos e formação para colaboradores dos municípios que integram a Águas do Ribatejo (AR).

Detida na totalidade por sete municípios do distrito de Santarém, a Águas do Ribatejo tem, desde 2010, estabelecido parcerias com diversas instituições, como a Deco e a associação ambientalista Quercus, para a promoção do uso eficiente da água, tendo chegado, até ao momento, a cerca de 12.000 das 75.000 famílias que abrange, disse à agência Lusa fonte da empresa.

O protocolo a assinar na quinta-feira é o segundo de parceria com a Deco e surge da “necessidade de antecipação de um possível cenário de seca extrema e de dificuldade de abastecimento”, disse a fonte.

No âmbito deste projecto, vai realizar-se uma conferência sobre a importância da sustentabilidade no sector da água, sete acções com animação de rua dirigidas a crianças e jovens, em todos os concelhos abrangidos pela AR, 14 sessões informativas dirigida a alunos e outras tantas para consumidores em geral, em parceria com as Câmaras Municipais.

Está ainda prevista uma acção de formação dirigida aos colaboradores das Câmaras Municipais e a produção e distribuição, juntamente com a factura da água, de um folheto informativo sobre o uso racional da água.

Os alunos dos ensinos secundário e profissional dos sete concelhos abrangidos serão desafiados a realizar um vídeo de promoção do uso racional da água junto de todos os consumidores, afirma a nota.

A campanha irá chegar igualmente a associações de agricultores e a produtores individuais, incluindo aos que detêm pequenas hortas, nomeadamente para procurar reduzir a “proliferação de furos” que reduzem a capacidade de captação e a tornam mais onerosa.

Segundo o Gabinete de Comunicação da AR, o protocolo visa criar sinergias com a Deco, que promove campanhas para poupança da água, para a realização de “um trabalho conjunto em escolas, empresas, instituições e junto da população”.

A empresa tem verificado uma redução nos consumos, que atribui às campanhas que tem vindo a realizar aliadas à crise que obrigou a alguma contenção, disse, alertando que, “se não forem melhoradas as práticas”, pode haver constrangimentos no abastecimento, sobretudo se o próximo verão se assemelhar ao de 2017.

A Águas do Ribatejo abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, servindo cerca de 150.000 pessoas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo