Sociedade | 25-05-2018 15:10

Câmara de VFX em acções de prevenção contra incêndios florestais

Câmara de VFX em acções de prevenção contra incêndios florestais

Acções de limpeza e desflorestação representam um investimento de 100 mil euros, que “não estava previsto no orçamento”, da câmara.

Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira está a acompanhar de perto as acções de prevenção contra incêndios florestais, levadas a cabo pelo município.

“Estamos a fazer os possíveis para termos um território o mais limpo possível, para ir ao encontro daquilo que foi estabelecido pelo Governo, em termos de lei”, disse Alberto Mesquita, a O MIRANTE, enquanto assistia na manhã de sexta-feira, 25 de Maio à desmatação da área junto ao Bairro da Mata, em Sobralinho.

No território florestal, com cerca de 1 milhão e 300 mil metros quadrados encontram-se a operar três empresas, divididas pelas três áreas identificadas pelo município como sendo prioritárias. Estas acções representam um investimento de 100 mil euros, que “não estava previsto no orçamento”, referiu Alberto Mesquita. Apesar do esforço “árduo” por parte da autarquia, Alberto Mesquita entende que “uma das lições que temos de tirar das tragedias dos fogos do ano passado é que tem de haver uma cultura de toda a sociedade para que efetivamente os espaços florestais sejam limpos, em tempo oportuno”.

Interrogado sobre a limpeza de terrenos privados, o presidente da câmara disse que a autarquia tem evado a cabo acções de fiscalização para “identificar os terrenos privados que precisam de ser desmatados”. “As pessoas são notificadas por duas vezes e caso não cumpram é solicitada a intervenção de forças de segurança públicas (GNR e PSP)”. A câmara também está a “intervir em áreas de terrenos privados fazendo a desmatação e limpeza, coercivamente”. Caso os proprietários de terrenos não tenham condições económicas para assumir os custos, a câmara realiza “uma análise social e assume esse trabalho por completo”, caso se prove que não há efectivamente meios financeiros para o fazer cumprir.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo