Sociedade | 07-06-2018 16:00

Câmara de Rio Maior pondera abate selectivo de árvores de grande porte

Em causa os impactos causados no espaço urbano por espécies como choupos ou plátanos.

A Câmara de Rio Maior está a ponderar a substituição gradual de árvores na cidade que, devido às suas características, causam impactos nocivos no espaço público urbano, como é o caso dos choupos e plátanos.

A informação foi dada na última reunião do executivo municipal pelo vice-presidente da autarquia, Filipe Santana Dias (PSD), que mencionou a Rua Poeta Ruy Belo e as imediações do posto da GNR como zonas onde se pode vir a proceder ao corte selectivo e substituição por outras espécies. Até porque, diz, a poda não resolver o problema, apenas o minimiza.

No entanto, Santana Dias refutou a associação das substâncias libertadas pelos choupos (semelhantes ao algodão) a alergias, criticando o vereador João Teodoro Miguel (PS), que na sua página na rede social Facebook terá aludido a eventuais consequências negativas para a saúde causadas pelos choupos. “Não se ganha nada em andar a espalhar o pânico quanto às árvores e quanto aos choupos em particular”, criticou.

Santana Dias ironizou referindo que essas árvores “não eram macieiras que este executivo, por um toque de magia, transformou em plátanos e choupos, em árvores desadequadas” para o espaço urbano, nomeadamente junto a edifícios, pelo porte que ganham com os anos. E recordou que a plantação de algumas dessas árvores foi feita em 2007 e João Teodoro Miguel integrava o executivo camarário da altura.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo