Sociedade | 13-06-2018 19:06

Verão com muita animação em Santarém

Verão com muita animação em Santarém
Verão In.Str é uma iniciativa do município em parceria com diversas entidades e patrocinadores

Programa ‘Verão In.Str’ vai estender-se de 21 de Junho e 23 de Setembro

Um festival de estátuas humanas, um encontro internacional de artistas plásticos e um mini-autocarro com um novo percurso e mapa interactivo são algumas das novidades de mais uma edição do ‘Verão In. Str... é um espanto!’. Um programa de animação promovido pelo município que vai regressar a Santarém no dia 21 de Junho e vai estender-se até 23 de Setembro, prometendo múltiplas actividades culturais e desportivas, no centro histórico da cidade e na Ribeira de Santarém.
O espectáculo de abertura, no dia 21 de Junho, pelas 22h00, chama-se ‘EntreMundos’ e é organizado pela ArtemRede / PIA - Projectos de Intervenção Artística. Antes, pelas 19h00, a AMA – Associação Movimento Aberto organiza a actividade “Ayur-Yoga com som”, no Jardim Portas do Sol, e, pelas 21h30, realiza-se um desfile de cerca de 30 carros clássicos pelas ruas da cidade. A festa prossegue nessa noite com um brinde solsticial a Santarém, ao Verão e à iniciativa Verão In.Str.
Durante o Verão In. Str... é um espanto!, destaque para a 3.ª edição do ‘Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém’ que este ano terá 20 cafés e pastelarias aderentes, mais quatro que na edição anterior. Dentro do In.Sabores, a iniciativa ‘Tomate, Azeite e Alho’ vai estar novamente nos restaurantes durante o mês de Agosto. O Street Food In.Str regressa entre os dias 27 e 29 de Julho, no Jardim das Portas de Sol. Este ano com o tema “Magical Lights Food Fest”, o Street Food conta com mais cinco carrinhas e vai decorrer juntamente com o festival de música “Sound Set Fest”.

Desporto, artes, visitas guiadas e mini-autocarro
O In.Movimento vai voltar novamente com aulas abertas de yoga e animação desportiva. As actividades vão decorrer todos os sábados, a partir das 10h00, no Jardim das Portas do Sol. Também o In.Tradição vai regressar ao centro histórico. Entre os meses de Junho e Setembro, durante as manhãs de sábado, as ruas vão contar com os habituais desfiles entre o Mercado Municipal e a Rua Serpa Pinto e recriações dos costumes e tradições de antigamente, proporcionados por 13 grupos etnográficos.
Também o In.Artes regressa com o projecto ‘In.Str Street Art’ nos dias 1 e 2 de Julho e a Expo Colectiva In.Artes, a inaugurar no dia 28 de Junho, no Palácio Landal. Destaque também para o ‘Pictorin’ – Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém que decorre entre 1 a 10 de Agosto e conta com 13 artistas oriundos do Brasil, Dinamarca, Inglaterra, França, Polónia, Nigéria e Portugal. Da programação de animação do ‘Verão In. Str... é um espanto!’ conta ainda com visitas guiadas temáticas e um mini-autocarro Scalabus que vai circular no centro histórico de quarta-feira a domingo entre 11 de Julho e 8 de Setembro, desta vez com um percurso mais alargado.

Estátuas humanas em Santarém
Quanto à animação, o ‘Verão In. Str... é um espanto!’ conta com I Festival de Estátuas Humanas de Santarém nos dias 10 e 11 de Agosto. A iniciativa vai decorrer nas ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo e vai contar com 13 artistas locais e três nacionais. Também o In.Downtown vai trazer, todas as quintas-feiras, brilho e glamour às ruas do centro histórico de Santarém. Ao todo, vão ser nove noites de animação musical e performativa, malabares de fogo, dança, humor e magia, para além de as lojas estarem abertas até mais tarde. A iniciativa conta ainda com sessões de cinema ao ar livre no Largo Padre Chiquito, espectáculos de rock no Jardim das Portas do Sol e concertos no Largo do Seminário de Custódio Castelo (20 de Julho), do grupo Três Bairros (17 de Agosto), de Pedro Barroso (24 de Agosto), de Olavo Bilac (31 de Agosto) e de Tributo a Carlos Santana (Setembro).

Concerto com Hélia Castro antecipa ‘Verão In.Str’

A cantora lírica Hélia Castro e a Orquestra Filarmónica das Beiras actuam na sexta-feira, 15 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, numa “antestreia” da iniciativa ‘Verão In.Str… é um Espanto!’.
As reservas podem ser efectuadas através do email turismo@cm-santarem.pt e os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo