Sociedade | 14-06-2018 16:07

Índice de Sustentabilidade vai aferir cumprimento local dos objectivos da ONU

No seminário “Territórios Sustentáveis”, que vai decorrer no Teatro Virgínia, em Torres Novas, serão apresentados os primeiros resultados do trabalho.

O Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica apresenta na quinta-feira a primeira versão do Índice de Sustentabilidade Municipal que está a desenvolver para aferir o cumprimento, a nível local, dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Jorge Cerol, o investigador do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião, CESOP-Local, que coordena o projecto, disse que o trabalho iniciado há pouco mais de um ano e que conta neste momento com a parceria de 22 municípios quer estudar a aplicabilidade na realidade local dos indicadores definidos pelas Nações Unidas para se atingirem os 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) constantes da Agenda 2030.

No seminário “Territórios Sustentáveis”, que vai decorrer no Teatro Virgínia, em Torres Novas, serão apresentados os primeiros resultados do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com recurso a dados recolhidos junto de instituições como Instituto Nacional de Estatística (INE) ou a Pordata, quando existam com detalhe municipal, mas também de organismos como as direcções-gerais da Educação e da Saúde, dos próprios municípios e junto dos cidadãos.

Jorge Cerol disse que a vertente qualitativa, resultante dos inquéritos junto dos cidadãos, permite validar os indicadores e o seu grau de cumprimento.

O índice conta, actualmente, com 97 indicadores relativos a 61 metas dos ODS, sendo propósito que, no futuro, possam ser compilados dados para a criação de indicadores “mais ricos”, salientou.

Depois do seminário de quinta-feira, cada município-piloto receberá um relatório com os valores obtidos para cada um dos ODS e cada um dos indicadores e comentários de apreciação sobre onde podem intervir.

A equipa do CESOP-Local, com cinco investigadores, tem tido como interlocutores em cada município um responsável político e outro técnico, este com ligação às várias áreas abrangidas, incluindo o projecto acções de formação para os elementos envolvidos, salientou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo