Sociedade | 14-06-2018 13:46

João Neves é o novo líder da Bancada do PSD na Assembleia Municipal de Santarém

João Neves é o novo líder da Bancada do PSD na Assembleia Municipal de Santarém
João Neves é presidente da Junta de Freguesia de Almoster

José Gandarez vai somando derrotas. Primeiro perdeu a presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Santarém; agora perdeu a votação para líder da bancada apesar de ter sido o cabeça de lista nas eleições.

Decorreu na noite de ontem, 13 de Junho, uma reunião do grupo de deputados municipais do PSD de Santarém, para elegerem o líder da bancada. A reunião pôs fim a um longo período em que o PSD esteve sem líder com a saída de João Leite em rota de colisão com José Gandarez, então presidente do PSD local. Ontem, após diversas discussões em que Gandarez tentou, a todo o custo, evitar votos de representantes das freguesias, acabou por apresentar candidatura a líder da bancada, logo após a apresentação de candidatura ao mesmo lugar de João Neves, presidente da Junta de Freguesia de Almoster, que tinha sido o número dois de Ramiro Matos, líder da bancada no último mandato.

Depois de uma votação que acabou em empate, José Gandarez atirou a toalha ao chão e desistiu de nova votação entregando a liderança da bancada a João Neves.

José Gandarez perde mais uma eleição no concelho onde nasceu mas onde não vive nem tem vida social. Primeiro perdeu na votação para a presidência da mesa da assembleia municipal, depois a sua facção perdeu a liderança da concelhia por larga maioria para Ricardo Gonçalves, e agora perde a votação para líder da bancada.

Na noite de ontem, e como era habitual nas reuniões da concelhia quando Garandez era líder, voltaram as cenas caricatas que levaram alguns membros a abandonarem momentaneamente a sala. Logo no inicio da reunião, António Melão declarou que tinha aceite integrar a lista de João Neves, como número dois, mas que retirava tal candidatura, sem ter avisado João Neves, passando para apoiante de José Gandarez.

Outro dos momentos mais atribulados e caricatos aconteceu quando Marta Pita Soares, jurista de profissão, defendeu que, após a desistência de José Gandarez, se deveria votar a lista de João Neves usando-se apenas o sim e o não. Acabou por haver uma votação final da lista de João Neves que arrecadou 12 votos a favor e 6 abstenções. Marta Pita Soares acabou por não usar o direito de voto. João Neves passará agora a ter assento, por inerência, na comissão política de secção.

O caso da noite, que fez mais furor entre militantes, foi quando alguns apoiantes defenderam que José Gandarez devia ser nomeado líder da bancada do PSD de Santarém, por ter sido cabeça de lista, em vez de ser sujeito a uma votação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo