Sociedade | 24-06-2018 13:02

Textos inéditos de José Saramago conhecidos no dia do aniversário da sua morte

Textos inéditos de José Saramago conhecidos no dia do aniversário da sua morte
José Miguel Noras apresentou textos inéditos de Saramago

Iniciativa do grupo Mais Saramago decorreu no Fórum Mário Viegas, em Santarém

Na data em que se assinalaram oito anos sobre a morte de José Saramago ficaram-se a conhecer alguns textos inéditos do Prémio Nobel da Literatura. Foi na segunda-feira, 18 de Junho, no Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, numa iniciativa organizada pelo grupo Mais Saramago.
São sobretudo trocas de correspondência entre o escritor natural da Azinhaga e o coordenador do grupo Mais Saramago e ex-presidente da Câmara de Santarém, José Miguel Noras. A apresentação dos textos esteve a cargo do ex-autarca, que recordou que o autor esteve precisamente naquele local no dia 30 de Novembro de 1991, para apresentar a sua obra “O Evangelho segundo Jesus Cristo”.
O grupo Mais Saramago, fundado em Santarém no dia 1 de Dezembro de 2006, foi responsável pela criação da estátua, em homenagem ao escritor, na Azinhaga, e Noras recordou uma história engraçada do tempo em que estava a ser feita a estátua. “O mestre, como eu lhe chamava, disse-me que gostava da estátua mas que não poderia ser com aquele cabelo, que dava um aspecto despenteado. E então lá se alterou a figura...”, contou.
Jose Miguel Noras distribuiu ainda pelos presentes uma carta em que José Saramago aceita a atribuição do seu nome a uma avenida em Santarém, datada de 18 de Agosto de 1990, onde diz o seguinte: “Sempre tenho dito que estátuas e nomes em ruas o melhor é esperar que a pessoa morra e passem vinte ou trinta anos, a ver se então se mantêm as razões que motivaram a homenagem. (...) Não quero, contudo, responder com ingratidão a quem terá julgado encontrar no trabalho do escritor justificação bastante para colocar o meu nome na esquina duma avenida da capital do distrito e província onde nasci. Aceito, portanto a distinção com que me honram...”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo