Sociedade | 28-06-2018 15:47

Assembleia de Benavente quer melhores condições em canil municipal

Eleitos aprovaram recomendação ao executivo por unanimidade.

Os eleitos da Assembleia Municipal de Benavente aprovaram por unanimidade, na noite de 27 de Junho, uma recomendação ao executivo CDU que gere o município no sentido de serem desenvolvidas acções que permitam melhorar o espaço do canil municipal, prestação de melhores cuidados de saúde aos animais e serviços à comunidade.

O canil municipal alberga actualmente 50 animais retirados das ruas, está lotado e sem capacidade de resposta. O documento agora aprovado, apresentado pela bancada do PSD, recomenda que a câmara se candidate à campanha de apoio à esterilização de cães e gatos, que requalifique o espaço para o dotar de melhores condições e que “tome medidas no sentido de assegurar todos os cuidados de saúde” aos residentes do canil. Os eleitos recomendam também que a câmara “desenvolva um programa de captura, esterilização e devolução de gatas errantes e que pondere a atribuição de cheques veterinários” em parceria com clínicas do concelho. Os eleitos querem também que sejam realizadas iniciativas de sensibilização da população em que se apele à adopção responsável. O documento quer também que seja criado um programa de voluntariado associado ao canil.

Carlos Pauleta, da CDU, admitiu que as questões do canil preocupam os comunistas e admitiu que “a criação de um canil intermunicipal não garante a resolução do problema” e que “a câmara deve dar mais atenção a isto”, até por causa de animais errantes que podem causar “situações perigosas”.

Carlos Coutinho (CDU), presidente do município, já havia admitido que o equipamento municipal está cheio mas descarta a sua ampliação, porque acredita que a solução passa pela construção do futuro canil intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai servir 11 concelhos da região e que anda a ser falado entre os diferentes autarcas há mais de três anos.

Neste momento temos um protocolo com a associação Refúgio Vital, que vai prestando apoio ao nosso canil e o objectivo é quando o canil intermunicipal entrar em funcionamento nós passarmos o nosso canil para a gestão da associação”, explicou o autarca. Numa das últimas reuniões públicas de câmara também Juliana Silva, médica veterinária de Benavente, usou da palavra para pedir ao autarca que promova uma campanha de apoio aos veterinários locais para esterilizar os animais de rua e, dessa forma, ajudar a reduzir a quantidade de ninhadas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Médio Tejo