Sociedade | 28-06-2018 13:49

​​Museu Metalúrgica Duarte Ferreira já tem o troféu de melhor do ano

​​Museu Metalúrgica Duarte Ferreira já tem o troféu de melhor do ano

Distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, já recebeu o troféu que premeia o Melhor Museu Português do Ano. Trata-se de um conjunto de quadro esculturas em vidro, pedra talhada e azulejos do século XVIII, da autoria do artista plástico Fernando Quintas. A entrega da distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia decorreu no dia 23 de Junho e foi presenciado por muitos cidadãos, entre autarcas, empresários, entidades civis e militares e pela neta do fundador do grupo MDF, Maria Helena Duarte Ferreira, que classificou o avô como “um homem diferente”.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira foi inaugurado no dia 1 de Maio de 2017 e conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, passando pelos anos do império metalúrgico e a data da extinção, em 1997. O projeto de instalação do museu resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, da Junta de Freguesia de Tramagal e do Grupo Diorama, que cedeu as instalações, contando com espaços expositivos e documentais.

“Este prémio é um estimulo à nossa identidade. Responsabiliza-nos e compromete-nos com o nosso futuro, por isso assumimos o compromisso de continuar a estudar a arqueologia industrial”, referiu a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque. Já o presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, Vitor Hugo Cardoso, disse que o museu não pode parar e tem que continuar a evoluir.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira abre de quarta-feira a domingo, entre as 14h30 e as 19h00, para o público em geral, e nas manhãs de quarta-feira a sexta-feira, para visitas guiadas e serviços educativos. As marcações devem ser efetuadas para: museumdf@cm-abrantes.pt

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo