Sociedade | 18-07-2018 18:03

Limpeza de bermas das estradas continua por fazer em Santarém

Dificuldades na contratação de empresa adiaram intervenção da Infraestruturas de Portugal, que já está no terreno em zonas do distrito consideradas prioritárias.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), lamenta e considera preocupante que a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) ainda não tenha começado a limpeza e desmatação das bermas das estradas nacionais que servem o concelho, quando já se passou quase um mês desde o início do Verão.

Na reunião de câmara de sexta-feira, 13 de Julho, ouviram-se mais críticas ao estado em que se encontram as bermas das estradas, que devem ser limpas numa faixa de 10 metros de cada lado segundo estipula a lei. O vereador José Augusto Santos (PS), que levantou o assunto, deu como exemplo o estado em que se encontra a zona nas imediações da fábrica de cerveja da Font Salem - onde se encontram a EN 3 e a EN 362 - que, na sua opinião, causa uma “péssima imagem” numa das entradas mais movimentadas da cidade. Ricardo Gonçalves explicou que houve problemas com o concurso público que a IP lançou para limpeza das bermas, referindo que por essa razão este ano, e ao contrário dos anos anteriores, a empresa pública nem sequer limpou a circular urbana D. Luís por altura da Feira Nacional de Agricultura.

Já o vereador Jorge Rodrigues (PSD), que reuniu recentemente com o responsável da IP no distrito de Santarém, informou que o problema foi entretanto ultrapassado pela IP com a contratação desses serviços por ajuste directo, estando já a ser feito esse trabalho em zonas consideradas prioritárias, nomeadamente no norte do distrito.

Jorge Rodrigues disse que nessa reunião com a IP reforçou a preocupação do município quanto à limpeza das estradas nacionais e solicitou a calendarização prevista para as intervenções no concelho de Santarém.

O assunto já tinha sido também aflorado na última sessão da assembleia municipal, no final de Junho, com o presidente da Junta de Freguesia da Moçarria, Marcelo Morgado (PS), a dizer que a EN 114, que liga Santarém a Rio Maior, estava “uma lástima” nalgumas zonas devido à vegetação nas bermas e terrenos próximos. Quanto à limpeza junto às estradas e caminhos municipais, a Câmara de Santarém iniciou essa operação há cerca de duas semanas, também por ajuste directo, tendo Ricardo Gonçalves apontado alguns locais que estavam a ser ou já foram intervencionados, como a zona industrial, São Domingos, Rafoa e Fontainhas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo