Sociedade | 29-07-2018 08:40

Jovens limpam espaço público em Azambuja

Jovens limpam espaço público em Azambuja
Foto O MIRANTE

Grupo de jovens que frequenta o curso de operador de jardinagem na CERCI - Flor da Vida está a zelar pelo espaço urbano da vila.

Uma turma composta por seis formandos que frequenta o curso de operador de jardinagem na CERCI - Flor da Vida, em Azambuja, iniciou este mês o trabalho prático na vila de Azambuja, ajudando à limpeza e manutenção do espaço público.

Gabriel Silva, 17 anos, natural do Carregado, é um dos seis jovens formandos que apresentam limitações físicas ou intelectuais. Frequentou o ensino regular e começou a realizar testes de despiste vocacional com Ana Lopes, formadora na CERCI de Azambuja. “Começou a fazer despistes há vários anos, mas só agora que atingiu a idade mínima (16 anos) para integrar o curso que sempre quis”, conta a formadora do curso de operador de jardinagem.

Gabriel chegou a experimentar o curso de empregado de mesa, mas regressou à jardinagem, onde se sente realizado. “Sempre quis este curso, desde pequenino”, diz o jovem que também sonha ser famoso a fazer vídeos no Youtube.

João Maurício, 24 anos, de Aveiras de Cima (Azambuja), e Mário Martins, 34 anos, do Carregado (Alenquer) são os dois alunos em fase mais avançada do curso. Vão terminá-lo em breve e dar início a um estágio de formação prática em contexto de trabalho, numa empresa ligada ao ramo. O jovem de Aveiras de Cima, doente de Parkinson, tem tido algumas dificuldades no decorrer do curso, mas nada que o impeça de ter aproveitamento em monda do tipo manual. “Não pode fazer corte de vegetação com máquinas, pois poderia ser perigoso, devido à doença”, explica Ana Lopes. Apesar de estar a gostar de frequentar o curso, João Maurício conta que gostaria de estudar informática ou música.

Por sua vez, Mário Martins, que mostra dominar todas as técnicas ministradas, refere que quer seguir essa via profissional. “Estamos bem preparados”, diz a O MIRANTE. “Se não estivesse aqui [em formação] estava em casa”, acrescenta.

Estes jovens integram uma das sete valências da CERCI - Flor da Vida de Azambuja, destinada a pessoas com incapacidade física ou mental. Neste âmbito estão a receber formação para operador de jardinagem, com referenciais adaptados a pessoas com incapacidade. O curso com 1250 horas técnicas é complementado com aulas de português, matemática, cidadania e tecnologias de informação. “A função desta valência é inserir jovens com alguma incapacidade ou dificuldades de adaptação, no mercado de trabalho após receberem uma formação o mais rigorosa possível”, diz Ana Lopes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo