Sociedade | 31-07-2018 07:26

Limpeza de caminhos florestais no concelho de Abrantes

Estes troços da rede viária florestal foram identificados como prioritários no planeamento para 2018.

Cerca de 17 km de caminhos públicos florestais estão a ser alvo de trabalhos de limpeza e beneficiação no concelho de Abrantes. Estes troços da rede viária florestal foram identificados como prioritários no planeamento para 2018 do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e localizam-se na Matagosinha (Carvalhal), Sentieiras e Colmeal (Fontes), Ribeira da Brunheta (Aldeia do Mato e Souto), Casal da Serra (Martinchel) e Lampreia (Alvega e Concavada).

A intervenção foi adjudicada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e resulta de uma candidatura apresentada pelo município de Abrantes. A correcção e o alargamento dos caminhos públicos, em geral em terra batida, são o objectivo da intervenção, de modo a melhorar a segurança e a capacidade de resposta em caso de incêndio florestal, assim como a facilitar o acesso dos proprietários aos seus terrenos para a realização de limpeza e manutenção dos mesmos.

Ainda no âmbito das medidas preventivas contra os incêndios florestais, foi aprovado em reunião de câmara a abertura de um procedimento administrativo para instalação e beneficiação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios, através de faixas de interrupção de combustível, a executar nas freguesias de Alvega, Concavada, S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, classificadas pelo ICNF como de prioridade 2.

A intervenção, financiada a 100% pelo Fundo Florestal Permanente, realiza-se num total de 139 km, tendo como preço base máximo os 208.500 euros (mais IVA). Dos trabalhos constam a abertura de uma faixa de interrupção de material vegetal, com cerca de 10 metros para cada lado da rede viária florestal e a abertura de uma rede viária florestal, nivelada para trânsito de viaturas, a executar exclusivamente com movimentação de terras e remoção parcial ou total de material vegetal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo