Sociedade | 04-08-2018 18:09

População da Azervadinha dividida quanto ao piso da rua principal

População da Azervadinha dividida quanto ao piso da rua principal
Estrada atravessa a povoação de Zervadinha e Manuel Cipriano é um dos que tem a casa rachada

Parte dos moradores queixa-se que a circulação automóvel no pavimento empedrado causa ruído e trepidação.

A eventual substituição do piso empedrado por alcatrão no troço da Estrada Nacional (EN) 251 que atravessa a povoação de Azervadinha, no concelho de Coruche, não reúne consenso entre a população. Se uns consideram que o pavimento alcatroado vai potenciar excessos de velocidade e mais acidentes, outros defendem de que o piso liso vai acabar com o ruído e trepidação causados pela circulação de veículos pesados como camiões e tractores.
Manuel Cipriano é um dos residentes junto à EN 251 e diz que o pavimento sempre o incomodou. Principalmente desde que a calçada foi mexida e ficou com zonas esburacadas. “A minha casa está toda rachada, tudo treme à passagem de camiões. Isto já não se usa, com estes blocos de granito. Se ao menos fosse com os paralelepípedos regulados e alinhados, como nas cidades”, desabafa o morador de 86 anos.
Mas se uns defendem que se retire a calçada, há também quem acredite que o piso alcatroado vai trazer mais acidentes. É o caso de Diogo Esperança. Natural da Azervadinha, o jovem confessa que será bastante perigoso mudar o pavimento. “Se puserem lombas fica pior para quem circula. Com alcatrão esta recta enorme só vai trazer excessos de velocidade. Mais vale reparar este pavimento em condições”, defende, acreditando que a população que ali vive já está habituada ao ruído.
No ano passado (ver edição de 25 de Maio de 2017) O MIRANTE adiantava que o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira (PS), mostrava-se disponível para “retirar de lá todos aqueles calhaus”, comparticipando também na obra que ficaria a cargo da empresa pública Infraestruturas de Portugal, que tutela as estradas nacionais.
Já em Novembro de 2010 a população da Azervadinha fez um abaixo-assinado para ser entregue à câmara. Na altura,
O MIRANTE deslocou-se à localidade e falou com alguns populares que subscreveram o documento. Defendiam a mudança de piso de calçada para alcatrão. Em resposta às questões colocadas pelo nosso jornal, a Infraestruturas de Portugal, anteriormente Estradas de Portugal (EP), dizia que estava previsto um projecto de reabilitação da EN 251 no ano de 2012.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo