Sociedade | 10-08-2018 12:16

Coruche quer ter uma praia fluvial no próximo ano

Coruche quer ter uma praia fluvial no próximo ano

Município vai candidatar-se à bandeira azul e garante que a qualidade da água é óptima.

A Câmara de Coruche espera ter uma praia fluvial no rio Sorraia no próximo ano. Até lá, a autarquia vai continuar a preparar tudo para conquistar a bandeira azul. Trata-se de um certificado de qualidade atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa que distingue as praias pela qualidade das suas águas, equipamentos e serviços disponibilizados.

“Neste momento, está-se a fazer análises bacteriológicas mensais à água do rio e até agora a qualidade da água tem estado óptima, despoluida”, afirmou o presidente do município, Francisco Oliveira (PS), na última reunião camarária.

Em Fevereiro do ano passado (ver edição de 22 de Fevereiro 2017), foi aprovada em reunião de câmara a aquisição de serviços para a elaboração de um estudo prévio e consequente projecto de execução que contempla a colocação de sinalética e equipamentos de diversão e melhoria de acessibilidades na zona ribeirinha. O projecto, que contou com um prazo de execução de cinco meses, ficou a cargo da empresa Nemus - Gestão e Requalificação Ambiental e teve um valor de 10.600 euros.

Recorde-se que a praia fluvial na frente urbana de Coruche é um desejo antigo na vila. Em 2015, num passeio de barco pelo rio do Sorraia que O MIRANTE acompanhou, Francisco Oliveira sublinhava o potencial turístico, desportivo e de lazer do local, pensando que seria possível avançar com a praia fluvial no ano seguinte, em 2016.

A requalificação e reabilitação da margem esquerda do rio Sorraia é também um dos projectos para avançar em breve e tem como objectivo aproveitar a paisagem natural existente, criando zonas de lazer, de repouso e de observação de aves. O projecto tem um orçamento de um milhão e cem mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo