Sociedade | 23-08-2018 12:02

APA emite alerta de agravamento da qualidade da água doTejo

APA emite alerta de agravamento da qualidade da água doTejo

Albufeira de Fratel registou valores de oxigénio abaixo do limite mínimo, com riscos para a sobrevivência da fauna piscícola.

A qualidade da água do rio Tejo, na albufeira de Fratel registou valores de oxigénio abaixo do limite mínimo, com riscos para a sobrevivência da fauna piscícola, alertou esta quarta-feira, 22 de Agosto, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"Os valores registados para o parâmetro oxigénio dissolvido têm vindo a decrescer para valores inferiores ao limite mínimo de qualidade (cinco mg/l) [miligramas por litro] potenciando riscos para a subsistência e a sobrevivência da fauna piscícola", refere uma nota divulgada pela APA.

Perante o agravamento da qualidade da água do rio Tejo, na albufeira de Fratel, no troço entre Perais e Cais do Arneiro, a APA comunicou hoje com a Dirección General del Agua, de Espanha, para "serem adoptadas medidas de gestão de caudais a montante, na parte espanhola da bacia, que contribuam de forma efectiva para reduzir o risco de degradação da qualidade da água".

A entidade tutelada pelo Ministério do Ambiente refere também que as previsões de temperaturas elevadas para o distrito de Castelo Branco "poderão determinar a ocorrência de 'blooms' algais e assim também contribuir negativamente para a degradação da qualidade da água" do rio.

Além da entidade espanhola, a APA deu conhecimento desta situação à Direcção Geral de Saúde e à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres.

Realça também o conhecimento actualmente existente e o acompanhamento atento da evolução da qualidade da água ao longo do rio Tejo, nomeadamente através da monitorização diária e de dados obtidos em tempo real com sondas automáticas instaladas na albufeira de Fratel, no troço principal do rio Tejo.

Estes procedimentos permitem à APA antecipar episódios de poluição e actuar de uma forma preventiva face aos riscos que forem sendo identificados, acrescenta a entidade.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1376
    07-11-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1376
    07-11-2018
    Capa Vale Tejo