Sociedade | 23-08-2018 08:17

Ataque informático a instituição da Lamarosa de Coruche

A instituição vai agora recarregar todos os elementos contabilísticos a partir das cópias em papel.

A Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa, concelho de Coruche, foi alvo de um ataque informático, que fez com que desaparecessem vários registos e documentos informáticos desde 2017 até agora. A Polícia Judiciária está a investigar o caso, depois de os responsáveis da instituição terem denunciado a situação.

Segundo a contabilista da associação, Raquel Bacalhau, a instituição teve perdas incalculáveis, já que para além do desaparecimento dos dados, ficou com o servidor danificado, sem programas de contabilidade. Depois desta situação e em virtude de se terem perdido todos os dados contabilísticos do último ano e meio, como processamentos de salários, Raquel Bacalhau diz que a instituição vai agora adquirir discos externos para guardar cópias de segurança dos documentos. “Caso sejamos atacados novamente não vamos ficar tão afectados”, refere.

“No domingo uma funcionária ainda tentou aceder ao servidor, mas só na segunda-feira, quando vimos que tínhamos um e-mail a pedir um resgate é que tivemos a certeza que tínhamos sofrido um ataque informático”, explica a contabilista da Associação de Solidariedade Social São José da Lamarosa. A contabilista não revelou o valor que os piratas informáticos pediram para que a instituição pudesse recuperar os dados. A instituição vai agora recarregar todos os elementos contabilísticos a partir das cópias em papel.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Edição Vale Tejo