Sociedade | 07-09-2018 12:29

Alunos da Quinta da Grinja vão deixar de ter autocarros à borla

Alunos da Quinta da Grinja vão deixar de ter autocarros à borla
Mães de alunos da antiga escola da Grinja foram a reunião de câmara pedir que o município não acabe com o transporte para a escola Vasco Moniz

Há quatro anos que o município anda a subsidiar o transporte dos alunos da Quinta da Grinja para a vizinha Escola Vasco Moniz em Vila Franca de Xira. No próximo ano lectivo, 2019/2020, a benesse acaba-se.

O município de Vila Franca de Xira vai acabar no próximo ano com o transporte escolar que assegura às crianças da Quinta da Grinja para se deslocarem até à vizinha Escola Vasco Moniz, no Bom Retiro. A situação tem causado protestos por parte dos pais, que não se conformam com a medida e pedem à câmara que reveja a situação, devido à falta de alternativas de transportes públicos na zona.

O cenário começou a desenhar-se há cinco anos, com o encerramento da antiga escola básica da Grinja, por decisão do Ministério da Educação. Na altura, mediante negociações entre os encarregados de educação, o Agrupamento de Escolas Alves Redol e a câmara municipal, terá ficado acordado que para minorar os impactos do encerramento da escola a autarquia iria financiar o transporte dos alunos que nesse ano lectivo fossem entrar para o primeiro ano de escolaridade.

Por uma questão de conforto, o transporte iria ser assegurado até que esses mesmos alunos transitassem para o quinto ano. Uma situação de excepcionalidade que o presidente da câmara, Alberto Mesquita, diz que tem de acabar por “uma questão de equidade” com outras escolas do concelho.

O transporte escolar subsidiado pela câmara já deveria ter acabado no ano lectivo que agora começa, mas a câmara só a 15 dias do início das aulas – previsto para 17 de Setembro – é que avisou os pais da situação, já não dando tempo para estes matricularem os menores noutras escolas mais perto de casa ou do emprego. Por esse motivo, explica Alberto Mesquita, o transporte vai ser prolongado mais este ano, mas avisa que, para o próximo, acabou.

NOTÍCIA DESENVOLVIDA NA EDIÇÃO EM PAPEL JÁ NAS BANCAS

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo