Sociedade | 01-10-2018 08:12

Chamusca acolhe debate sobre economia circular e cooperação local

Na sessão, que vai decorrer no cineteatro da Chamusca, serão também apresentados projectos de incubação dos politécnicos da região.

A vila da Chamusca acolhe, na próxima quarta-feira, um debate sobre economia circular e cooperação local e regional, no fórum “Agendas Locais”, organizado pela Associação Eco Parque do Relvão, pelo município e pela Associação Empresarial da Região de Santarém.

Trata-se da segunda edição do Fórum “Agendas Locais”, dedicado à “Gestão de Recursos”, um “evento nacional que vai juntar diversos especialistas” para debaterem temas como “o papel dos agentes locais na transição para a economia circular”, “modelos de cooperação regionais”, “comunidades de energia” e “factores de competitividade regionais”.

A primeira edição da iniciativa decorreu em maio de 2016, tendo a segunda, agendada para Junho de 2017, sido cancelada devido aos incêndios ocorridos no centro do país.

A iniciativa decorre do facto de a Chamusca se assumir como estando “na linha da frente do debate e da dinamização de projectos em torno da economia circular”, por se localizar no concelho “o principal parque nacional de gestão de resíduos”.

No Eco Parque do Relvão, situado na freguesia da Carregueira, localizam-se “as principais indústrias de tratamento e valorização dos resíduos”, incluindo os dois únicos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER) existentes no país, sendo a fileira “um importante empregador”, ao dar trabalho a mais de 500 pessoas.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, foi convidado a estar presente para falar sobre “a importância das infraestruturas no desenvolvimento do interior”, esperando os promotores do evento contar ainda com as participações dos secretários de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, para abrir o painel sobre “Comunidades de energia: Oportunidades para Áreas Industriais”, e do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, para encerrar o encontro.

Na sessão, que vai decorrer no cineteatro da Chamusca, serão também apresentados projectos de incubação dos politécnicos da região e de outros membros da Rede de Conhecimento, Investigação e Inovação, “que está em construção nesta área”.

“Pretende-se também identificar novas oportunidades de parcerias e sinergias entre os agentes da fileira, assim como incrementar a cooperação entre grupos locais e regionais, reforçar redes de eficiência energética e de aproveitamento de recursos materiais, promover o desenvolvimento de eco-inovações e trazer ganhos competitivos para toda a fileira”, afirma o município.

Em debate estará o Plano de Acção para a Economia Circular, com as participações de Ana Sofia Vaz, assessora do Conselho Directivo da Agência Portuguesa do Ambiente, de Paulo Lemos, perito em economia circular da SEE EU, de Pedro Afonso Paulo, administrador da CITRI e PRORESI, de Jorge Pulido Valente, vice-presidente da CCDR Alentejo, de Domingos Saraiva, director-geral da AEPR (Associação Ecoparque do Relvão), de Miguel Borralho, director-geral da ZILS Global Parques, e de Ana Carina Costa, da Nersant (Associação Empresarial da Região de Santarém).

O fórum surge no âmbito do plano estratégico da AEPR e “desafia os intervenientes para discutir respostas concretas aos desafios nacionais a partir das acções locais”.

“Portugal enfrenta grandes desafios no âmbito da gestão de resíduos, materializados em documentos como o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020) e as novas directivas de resíduos. Simultaneamente, constata-se que o sector tem um elevado potencial de geração de riqueza e emprego, que as regiões, particularmente do interior do país, podem alavancar como motores de desenvolvimento”, afirma a AEPR, apontando o exemplo da região da Lezíria Tejo, onde se localiza o Eco Parque do Relvão, com “importantes infraestruturas de valorização de recursos e tratamento de resíduos”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo