Sociedade | 10-10-2018 18:09

Exposição de Candido Portinari no Museu do Neo-Realismo

Obra de um dos mais conceituados pintores brasileiros regressa a Portugal, 78 anos depois.

O Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira tem patente de 20 de Outubro a 3 de Março de 2019, a Exposição Candido Portinari em Portugal. No ano em que comemora o seu 11º aniversário, o Museu permite o contacto com um dos grandes nomes da pintura brasileira, com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A inauguração decorre no dia 20 de Outubro, pelas 16h00, contando com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, da Directora do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Mónica Xexéo e do filho de Candido Portinari, Prof. João Candido Portinari.

A obra Café cedida pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro é o grande destaque desta mostra, regressando a Portugal 78 anos depois de estar exposta pela primeira vez em 1940, no Pavilhão do Brasil na “Exposição do Mundo Português”. Para além desta, o projecto expositivo, com curadoria da directora científica do Museu, Raquel Henriques da Silva e de Luísa Duarte Santos, apresenta-nos também outras obras relevantes, reunindo no Museu do Neo-Realismo todas as que existem em Portugal de Candido Portinari.

11 anos de Neo-Realismo em VFX

O Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira celebra 11 anos dedicados à investigação e divulgação do movimento neorrealista, tendo criado múltiplas redes de contactos e colaborações com curadores e Universidades.


De acordo com a Câmara de Vila Franca de Xira, gestora do Museu, ao longo dos 11 anos promove-se uma "prática continuada de investigação em torno do seu património, apostando, simultaneamente, em conteúdos programáticos de rigor crítico e amplitude interpretativa".

Desde Outubro de 2007, o Museu produziu uma média de 10 exposições biobibliográficas, documentais e de artes plásticas e quer apostar, cada vez mais, na cultura do século XX, relacionando assim outras correntes literárias, artísticas e de pensamento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo