Sociedade | 22-10-2018 09:07

Alunos de escola em Arcena começaram ano lectivo com falta de talheres e pratos

Município de Vila Franca de Xira garante que a situação já foi entretanto resolvida com recurso a empréstimos.

O arranque do ano lectivo para os 127 alunos da escola primária de Arcena, em Alverca, foi atribulado no refeitório, por não haver garfos, facas e pratos que chegassem para todos poderem almoçar ao mesmo tempo.
Os 47 garfos existentes foram insuficientes para todos e a situação obrigou as três auxiliares de serviço naquela escola a lavarem a pouca loiça existente à pressa, entre refeições, para garantir que todas as crianças conseguiam almoçar a tempo. O problema arrastou-se durante mais de um mês.


A situação, esclarece a Câmara de Vila Franca de Xira, foi entretanto resolvida a nível interno através do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, a que pertence aquela escola básica, através da transferência de talheres de outras escolas que os tinham a mais para a escola de Arcena.
“Foi feito um concurso [de aquisição de mais talheres] que foi anulado porque todos os concorrentes apresentaram preços superiores à base do concurso. O agrupamento a nivel interno resolveu a questão com a transferência de utensílios e a situação está resolvida”, explicou António Oliveira, vice-presidente do município, na última reunião pública de câmara.


O autarca notou que do outro ano lectivo para o actual a escola sofreu um aumento de 33 novos alunos, o que colocou também uma nova pressão sobre o refeitório, que também viu o seu número de auxiliares reforçado, passando de duas para três pessoas. O município diz que está a terminar um novo procedimento para aquisição de talheres e novo mobiliário para uma das salas daquela escola.


O assunto foi levantado pela vereadora da CDU Cláudia Martins, que lamentou que a escola iniciasse o ano lectivo sem “as condições necessárias” para dar as refeições às crianças. “Isto coloca em causa o bom funcionamento da escola e é urgente a resolução destas matérias”, vincou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo