Sociedade | 01-11-2018 19:08

Águas de Santarém mantém aposta no combate às perdas de água

Águas de Santarém mantém aposta no combate às perdas de água
Teresa Ferreira é a administradora executiva da Águas de Santarém

Orçamento da empresa municipal para 2018 prevê a substituição de mais 9,3 quilómetros de condutas.

O tarifário da água em Santarém vai ser igual ao de 2018, mas vai registar-se um aumento de 4 por cento (%) na tarifa de saneamento, que no entanto, no primeiro escalão de consumo, não chega a um cêntimo por metro cúbico de água consumida. Isso mesmo foi referido pela administradora executiva da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, na reunião da Câmara de Santarém onde foi aprovado o orçamento dessa empresa municipal, com os votos favoráveis da maioria PSD e a abstenção dos quatro vereadores do PS.

O volume de investimento previsto é de 3,1 milhões de euros, sendo 58% para aplicar no sistema de abastecimento de água no sentido de manter a qualidade da água e reduzira as perdas na rede, que rondam os 30 por cento. Nesse sentido, prevê-se a substituição de 9,3 quilómetros de condutas de água, reabilitação de reservatórios e a conclusão da substituição de condutas elevatórias na encosta de São Bento. Obras que serão realizadas com meios financeiros da empresa, sem recurso à banca ou a fundos comunitários.

Já o investimento previsto para a reabilitação do sistema elevatório da Ribeira de Santarém, avaliado em 40 mil euros em 2019 e 980 mil euros em 2020, só poderá ir em frente caso seja garantido financiamento da União Europeia.

A rede de saneamento básico tem investimentos previstos na ordem dos 667 mil euros para intervenções pontuais e para o sistema de Santarém estima-se um investimento de 369 mil euros para reabilitação de colectores e remodelação do sistema de gradagem da ETAR da cidade, bem como na construção de bacias de retenção e câmaras de regulação de caudal e a construção de uma estação elevatória na bacia da D. Rita.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo