Sociedade | 05-11-2018 08:59

Festival de Filosofia em Abrantes reflecte sobre a inteligência artificial

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com o Clube de Filosofia de Abrantes.

O impacto da Inteligência Artificial (IA) na organização do trabalho e no pensamento humano é o tema central do segundo Festival de Filosofia de Abrantes que se realiza entre 9 e 18 de Novembro. As diversas iniciativas decorrem em Abrantes, Sardoal e Mação e têm entrada livre.


Nos nove dias de festival haverá reflexão, debate e desafios aos cidadãos para tomarem posição sobre a Inteligência Artificial, que pode ou não ser uma ameaça para a Humanidade.


No programa incluem-se várias conferências com intervenções de pensadores, académicos, investigadores, nacionais e internacionais, como Viriato Soromenho Marques, Manuel Carvalho da Silva, Steven S. Gouveia, Leonel Moura, Nina Power, Luís Moniz Pereira, Porfírio Silva, Arlindo Oliveira, Jean Haentjens, Sara Fernandes, Luiz Oosterbeek, Diogo Tudela, Gonçalo Marcelo, Lara Sayão (Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro), Tomás Magalhães Carneiro (Clube Filosófico do Porto) ou Alves Jana (Clube de Filosofia de Abrantes).


A dimensão política sobre os desafios da robótica no mundo do trabalho vai juntar à mesma mesa representantes de todos os partidos políticos representados na Assembleia da República. Além das conferências, vão decorrer outras acções como cinema, teatro, música, feira do livro, apresentação de livros sobre a temática, oficinas de filosofia com crianças nas escolas dos concelhos envolvidos (com Joana Rita Sousa), intervenções de rua, o prémio Jovem Filósofo e oratória livre por jovens abrantinos.


O festival é organizado pela Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com o Clube de Filosofia de Abrantes, a Câmara Municipal de Mação, a Câmara Municipal de Sardoal, a Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural, os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal e a Fundação Serralves. Conta ainda com o alto patrocínio do Presidente da República.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo