Sociedade | 05-11-2018 10:37

Proteção Civil realiza hoje exercício “A Terra Treme" de sensibilização para risco sísmico

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela ANPC.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) realiza hoje o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, convidando a população a executar às 11h05 os três gestos de autoprotecção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

A ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar.

A acção desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h05 de hoje de forma individual ou colectiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

Segundo a Protecção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de protecção civil, agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoprotecção, assim como dinamizar a realização do exercício.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo