Sociedade | 09-11-2018 10:00

Empresas têm de começar a influenciar o consumidor antes da decisão de compra

Empresas têm de começar a influenciar o consumidor antes da decisão de compra

NERSANT realizou seminário para ajudar empresas a alavancar resultados em vendas através do Marketing Digital.

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com a Crivosoft, realizou no dia 29 de Outubro, na Startup Santarém, uma seminário que teve como objectivo alertar as empresas para as potencialidades do marketing digital no processo de vendas.
O seminário, que contou com a participação de mais de 50 empresas da região, teve como objectivo compreender as mudanças de comportamento do consumidor e o contexto de Marketing e Vendas, dar a conhecer a metodologia do Inbound Marketing e as suas vantagens para as empresas, dar a conhecer casos de sucesso e aplicações reais de empresas em estágio avançado em Marketing Digital e ainda apresentar as principais tendências actuais de Marketing Digital.
A organização convidou Caio Vaz, profissional com 14 anos de experiência em vendas e marketing e que, actualmente, faz parte de uma das startups de Marketing Automation que mais crescem no mundo. “Vivemos num mundo onde o processo de compra mudou, e que está, literalmente, nas mãos do consumidor”, começou por afirmar o profissional, referindo-se, especificamente, aos telemóveis, por exemplo.

A forma como compramos está mudar
“A forma como compramos está a mudar. Pesquisamos preços, opiniões e compramos online a qualquer momento, em diferentes canais e antes até de falar com um vendedor. Precisamos de novas estratégias para atingir as nossas metas de vendas. É necessário começar a influenciar o consumidor antes mesmo de ele decidir comprar. Mais de 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor”, referiu Caio Vaz, acrescentando que “converter a empresa num veículo de comunicação é, assim, cada vez mais uma necessidade”.
Esta nova necessidade resulta, naturalmente, em novos desafios, que também foram dados a conhecer no workshop. “Como descobrir em que fase do processo de compra a pessoa está através de meios online? Como escolher os canais certos e administrar vários ao mesmo tempo? Como organizar os dados para analisar e tentar tirar insights estratégicos? Como não gastar tanto tempo na criação e coordenação dos processos? E por fim, como provar o retorno real das acções digitais?” são as perguntas complexas com as quais as empresas se vêem a braços, e para as quais existe uma resposta: o Inbound Marketing.
Caio Vaz esclareceu este conceito: “Trata-se de uma forma de marketing onde a empresa foca esforços para que os clientes venham até ela, através de estratégias baseadas em conteúdo, percorrendo o funil de marketing e vendas”.
O profissional deu a conhecer, de seguida, este “funil de marketing e vendas”, bem como os diferentes tipos de público que a empresa pode decidir abordar. Tendo em conta o exposto, Caio Vaz facultou, de seguida, algumas das estratégias digitais mais utilizadas - os tais “conteúdos” do conceito de inbound marketing - para uma influência preliminar eficaz ao processo de decisão de compra, quem é como quem diz, estratégias digitais para atrair clientes sem eles terem decidido que é aquele produto que querem comprar.

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