Sociedade | 11-11-2018 12:30

Rapaz que há doze anos era viciado em roubar carros está preso por assalto

Rapaz que há doze anos era viciado em roubar carros está preso por assalto
foto DR

Jovem de 28 anos, da Ribeira de Santarém, que chegou a ser vítima de linchamento continua na delinquência

O rapaz que há uma dúzia de anos era um terror em Santarém a roubar carros e que por causa disso levou uma tareia, ao ponto de ficar em coma no hospital, continua na delinquência e agora, com 28 anos, está em prisão preventiva. Conhecido em 2008 como o rapaz viciado em roubar carros, foi apanhado no início deste ano, juntamente com um colega, por arrombarem a loja do posto de combustível de Cruz do Campo, Cartaxo, de onde levaram tabaco no valor de cerca de 1600 euros.
Aos 17 anos o rapaz, de nome Ciro, natural da Ribeira de Santarém, já era famoso na cidade de Santarém e arredores por roubar carros a uma média de um por dia. Em Fevereiro de 2007 O MIRANTE noticiava que só em cinco dias o rapaz tinha roubado seis veículos. Nesse mesmo mês em três semanas a PSP tinha recebido dez queixas de pessoas que tinham ficado sem os seus veículos, que o rapaz usava para se deslocar para onde lhe apetecia. No início de Maio de 2007, quando na altura tinha 16 anos de idade, um grupo de pessoas lesada, do Bairro de S. Domingos, só não fez justiça pelas próprias mãos porque a polícia interveio rapidamente.
Em Junho de 2007, Ciro meteu-se com as pessoas erradas e foi agredido em S. Domingos, onde residia, por dois homens, um deles a quem tinha roubado o veículo, ao ponto de ser internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um traumatismo craniano grave, que o deixou em coma alguns dias. Nessa altura apareceram também nas caixas do correio do bairro papéis fotocopiados a apelar ao linchamento: “Vamos apanhar quem anda a assaltar os nossos carros (…) os tribunais não fazem justiça, fazemos nós”, diziam os papéis.
O jovem já vinha a ser acompanhado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém, desde os 12 anos de idade. O então presidente da CPCJ dizia a O MIRANTE que o rapaz precisava de acompanhamento psicológico e que esperava que a solução a encontrar não passe única e exclusivamente pela prisão. Mas o seu percurso de vida e as opções levaram-no a que a sua morada actual seja o Estabelecimento Prisional de Leiria, a aguardar julgamento pelos crimes de furto e de furto qualificado, que lhe pode valer uma pena superior a cinco anos de prisão, depois de já ter sido condenado anteriormente a um ano de prisão, tendo a pena sido substituída por uma multa de 1100 euros.
Durante estes anos o jovem teve um percurso marcadamente marginal. Em Dezembro de 2008, conforme O MIRANTE noticiou na altura, o Tribunal de Santarém decidiu emitir mandados de detenção para o rapaz, então com 17 anos de idade. Ciro tinha sido notificado por duas vezes para comparecer perante o juiz por causa do roubo de dezenas de carros na região. A PSP acabou por descobri-lo na Nazaré, para onde tinha ido viver para casa de familiares. Agora o rapaz está para ser julgado, em princípio até final do ano, pelo assalto à loja do posto de combustível, onde entraram depois de acelerarem um carro roubado contra a porta do estabelecimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo