Sociedade | 16-11-2018 07:00

Empresa da Vala do Carregado é das primeiras no mundo a produzir novo antibiótico

Empresa da Vala do Carregado é das primeiras no mundo a produzir novo antibiótico

Grupo que detém a Cipan está a investir seis milhões de euros na modernização das instalações

A Cipan – companhia industrial produtora de antibióticos, situada na Vala do Carregado, Castanheira do Ribatejo, vai ser das primeiras empresas do mundo a produzir antiobióticos à base de omadaciclina, um derivado da tetraciclina. Para concretizar essa ambição os novos donos da empresa, a multinacional SuanFarma, avançou com quase seis milhões de euros em investimentos na empresa, havendo a expectativa desta vir a crescer os seus resultados no futuro.

Na tarde de quinta-feira, 15 de Novembro, o presidente do município, Alberto Mesquita, visitou as instalações da empresa e esteve reunido com a administração da empresa, composta por Héctor Ara, presidente do grupo SuanFarma e Teresa Alves, directora geral da Cipan.

O lançamento do novo antibiótico está previsto para o primeiro trimestre de 2019 e já foi aprovado em Outubro pela americana Food and Drug Administration (FDA), com o nome de “Nuzyra”.

A Cipan foi fundada em 1960 e desde o início da sua actividade em 1963 está instalada no concelho de Vila Franca de Xira. É uma empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de Ingredientes Activos Farmacêuticos (API´s), principalmente antibióticos, mas também de outras matérias primas para a indústria farmacêutica. Paralelamente, promove actividades de investigação e desenvolvimento.

Em Setembro de 2016 a CIPAN foi adquirida pelo Grupo SuanFarma que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de matérias-primas e produto terminado para os sectores farmacêutico, biotecnológico, veterinário, nutricional e cosmético. Com uma rede comercial que abrange mais de 60 países, a SuanFarma tem filiais nos EUA, América Latina, Médio Oriente e Ásia e apresentou vendas anuais de cerca de 172 milhões de Euros em 2017.

* Notícia desenvolvida na próxima edição em papel de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo