Sociedade | 17-11-2018 15:00

Estreia de “O Medo de Existir” esgotou a sala em Alverca

Estreia de “O Medo de Existir” esgotou a sala em Alverca
TEATRO

A peça está em cena até 25 de Novembro, sextas e sábados às 21h30 e domingos às 16h00.

Até 25 de Novembro, sextas e sábados às 21h30 e domingos às 16h00, está em cena no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca, a peça “O Medo de Existir”, uma co-criação das companhias teatrais Cegada (Alverca do Ribatejo) e Mascarenhas-Martins (Montijo). A estreia de “O Medo de Existir”, no último fim-de-semana, foi um êxito e lotou a capacidade do espaço.

Depois de ter lido Utopia, de Thomas More, e Portugal Hoje: O Medo de Existir, de José Gil, Maria Mascarenhas relacionou algumas das ideias contidas nestas obras separadas por cinco séculos e escreveu o texto que dá origem ao espectáculo “O Medo de Existir”. Não é, contudo, um trabalho de adaptação.

“Neste texto, a capacidade humana de imaginar diferentes cenários para a sociedade surge em confronto com a dificuldade em materializar-se qualquer tipo de idealização, numa proposta de reflexão pública em que o teatro assume a sua vertente política, apartidária, livre de qualquer função instrumental”, explica o director artístico do Cegada.

A peça relaciona-se com o actual momento histórico internacional, ao colocar em cena diferentes formas de pensar o exercício do poder, incluindo um tipo de abordagem que, inevitavelmente, lembra alguns dos actuais líderes ou candidatos para quem a verdade não interessa, acrescenta a companhia. “A idealização de uma realidade diferente da dominante é esmagada pelo pragmatismo da autoridade. A esperança poderá residir, porém, numa ética que subsiste mesmo nos ambientes humanos mais hostis”, conclui.
A peça é co-financiada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, pela Câmara Municipal do Montijo e pela Direcção Geral das Artes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo