Sociedade | 20-11-2018 12:30

Porto de contentores de Castanheira do Ribatejo a funcionar daqui a um ano

Cais será construído sobre estacas e terá 23 metros de frente de rio por 23 metros de profundidade.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), perspectiva que o porto de Castanheira do Ribatejo possa entrar em funcionamento em Outubro de 2019, estando o início das obras previsto para Fevereiro do próximo ano.

Em declarações à agência Lusa, o autarca socialista explicou que neste momento o promotor está a ultimar o relatório de conformidade ambiental do projecto. “Estamos a falar de um projecto que teve necessidade de avaliação de impacto ambiental e que teve um parecer positivo. O promotor conta entregar o relatório de conformidade ambiental em Dezembro e, depois, estar-se-á em condições de iniciar a construção do porto”, apontou Alberto Mesquita.

O porto fluvial da Castanheira do Ribatejo, terá dois hectares e uma plataforma logística de 100 hectares. O cais será construído sobre estacas e terá 23 metros de frente de rio por 23 metros de profundidade.

Alberto Mesquita sublinhou que esta infraestrutura portuária terá impactos económicos e ambientais no concelho, uma vez que “vai criar postos de trabalho” e “reduzir o trânsito de pesados”. “Quanto mais transportes fluviais tivermos, menos camiões e trânsito pesado teremos nas nossas vias. A potencialização do rio Tejo, que é uma verdadeira autoestrada, é uma óptima notícia”, considerou.

Este porto vai funcionar diariamente e o transporte será feito através de barcaças com capacidade para cerca de 100 contentores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo