Sociedade | 30-11-2018 15:00

Círculo Cultural Scalabitano celebrou 64 anos com uma vitalidade ímpar

Círculo Cultural Scalabitano celebrou 64 anos com uma vitalidade ímpar

Sessão comemorativa foi um dos pontos altos da Temporada de Outono organizada pela associação de Santarém.

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) é um espaço de cultura e de formação com uma “vitalidade ímpar”, disse a vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso (PSD), na quinta-feira, 23 de Novembro, na sessão comemorativa dos 64 anos da associação. A iniciativa, organizada pelo Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), pelo município e pelo CCS, decorreu nos Paços do Concelho e reuniu associados, autarcas e convidados.

Para Inês Barroso, o CCS oferece uma janela de oportunidades a todos os que queiram dedicar o seu tempo às mais variadas áreas das artes. “Esta associação foi e será sempre um espaço de referência a nível local, regional e até local. Uma casa de afectos que continua com uma vitalidade ímpar na formação”, admite a autarca.

Também o presidente da direcção do CCS, Eliseu Raimundo, reconheceu as qualidades da instituição que se manteve sempre de ‘pedra e cal’ durante os seus 64 anos de vida, apesar das mudanças que se foram registando.

Martinho Vicente Rodrigues, director do CIJVS, afirmou ser uma honra que a Assembleia de Investigadores seja parte integrante das comemorações do 64.º aniversário do CCS. “O professor Veríssimo Serrão sempre disse para que não se esqueçam da cidade e é o que tenho feito”, adiantou o historiador, referindo que o CCS já faz parte da história de Santarém e da sua cultura.

A Assembleia de Investigadores do CIJVS, comemorativa do 64.º aniversário do CCS, contou ainda com um momento musical protagonizado pelo músico Todor Tchobanov, da Orquestra Típica Scalabitana, e com a apresentação da comunicação “Cristovão Colon e Fernão de Magalhães, dois navegantes de Portugal ao serviço de Espanha”, proferida pela presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1380
    05-12-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1380
    05-12-2018
    Capa Médio Tejo