Sociedade | 30-11-2018 17:10

Trabalhadores de IPSS de Vila Franca de Xira em greve

Reclamam aumentos salariais e melhores condições laborais.

Trabalhadores de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Vila Franca de Xira estão em greve esta sexta-feira, 30 de Novembro, reclamando aumento de salário e melhores condições de trabalho.

Professores, auxiliares de acção médica e educativa da Associação para o Bem Estar Infantil de Vialonga (ABEIV) e da Associação para o Bem Estar Infantil (ABEI), de Vila Franca de Xira aderiram à greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

A coordenadora pedagógica da ABEIV, Lurdes Magalhães disse a O MIRANTE que se registou uma adesão de 50 por cento em todas as valências da instituição. Situação que “está a causar alguns constrangimentos”, não permitindo assegurar o normal funcionamento dos serviços.

Esta IPSS emprega 160 trabalhadores e apoia directamente mais de sete centenas de utentes em serviço de jardim-de-infância, actividades de tempos livres (ATL), clube de jovens, centro de convívio e apoio domiciliário a idosos e centro de cuidados continuados.

Na valência de ATL, a paralisação obrigou ao seu encerramento durante esta sexta-feira e no ensino pré-escolar houve menos duas salas de actividades em funcionamento. “Os pais foram avisados esta manhã que teriam de vir buscar os seus filhos mais cedo, porque não conseguimos assegurar os serviços mínimos a partir das 17h00”, informa Lurdes Magalhães.

Na Associação para o Bem Estar Infantil (ABEI), de Vila Franca de Xira, a greve também se fez sentir, mas com menor expressão. Segundo Manuel Martins, director desta IPSS, em 222 funcionários apenas seis aderiram à greve.

A greve teve início às 00h00 desta sexta-feira e prolonga-se até à meia-noite. Os sindicatos lutam pela negociação dos aumentos salariais relativos a 2019, defendendo que os mesmos deverão ser feitos até 1 de Janeiro do próximo ano, enfatizando que o aumento salarial de 0,8 por cento é manifestamente insuficiente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo