Sociedade | 18-12-2018 18:00

Proposta para dar o nome Raul dos Santos Coito a rua de Tomar

Proposta para dar o nome Raul dos Santos Coito a rua de Tomar
HOMENAGEM

Engenheiro foi responsável por projectos emblemáticos da cidade nabantina como o quartel dos Bombeiros ou a sede da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

Os vereadores do PSD da Câmara Municipal de Tomar apresentaram na última reunião do executivo, a 10 de Dezembro, uma proposta para que se atribua o nome de Raul dos Santos Coito a uma rua, ou a outro equipamento, da cidade de Tomar.

A proposta, já enviada à Comissão de Toponímia, é apontada por Célia Bonet, José Delgado e Luís Ramos como uma forma de agradecimento do concelho a um “ilustre tomarense, defensor dos valores desta terra e um profissional dedicado e respeitado”.

O engenheiro Raul dos Santos Coito nasceu a 14 de Outubro de 1924, no número 47 da Rua General Tamagnini de Abreu, junto à Várzea Grande, em Tomar, e faleceu no dia 16 de Novembro de 2018, aos 94 anos, na Rua Cavaleiros de Cristo, onde residia.

Destacada figura na cidade de Tomar, Raul dos Santos Coito foi um dos fundadores da Associação de Defesa do Folclore dos Templários, foi vereador, durante a presidência de Amândio Murta, no final dos anos 70 início dos anos 80, com o pelouro do Turismo. Contribuiu no processo de fundação da Região de Turismo dos Templários e a ele se devem projectos emblemáticos da cidade nabantina como o quartel dos Bombeiros, a sede da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, o bairro do património dos pobres, entre outros, onde colaborou na parte de engenharia de forma gratuita.

Raul dos Santos Coito formou-se no Instituto Industrial de Lisboa, com o curso de construção civil, obras públicas e minas, tendo feito estágio na barragem de Castelo de Bode durante a construção da obra. Até ao 25 de Abril de 1974 foi professor em Ourém e em Tomar. Depois desta data dedicou-se à engenharia e manteve até 2012 o seu próprio gabinete de engenharia na avenida Ângela Tamagnini, em Tomar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo