Sociedade | 06-01-2019 18:00

Honrar Santarém no presente para que as novas gerações sigam o exemplo

Honrar Santarém no presente para que as novas gerações sigam o exemplo

Comemorações dos 150 anos de elevação a cidade começaram a 24 de Dezembro e prosseguem a 19 de Março.

Cabe a todos continuar a trabalhar, amar e honrar Santarém para que as novas gerações sigam também o exemplo, defendeu o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), no discurso comemorativo dos 150 anos da elevação de Santarém a cidade.

Durante a sua intervenção, o autarca lembrou a importante localização estratégica da cidade durante a conquista de Lisboa e a importância do Marquês de Sá da Bandeira na elevação de Santarém a cidade. Cabe, por isso, “a nós olhar para a história e honrar os nossos antepassados que lutaram, que se sacrificaram e que trabalharam para que Santarém tenha tido a glória que todos lhe reconhecemos”.

A cerimónia arrancou com o hastear da bandeira da cidade na Praça do Município, com uma guarda de honra pelos Bombeiros Municipais de Santarém, aos elementos do executivo, presidentes das juntas de freguesia e convidados. A efeméride contou ainda com uma visita à exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade”, na Casa do Brasil, e o repique dos sinos em todas as igrejas do concelho.

As comemorações da elevação dos 150 anos de Santarém a cidade prosseguem no dia 19 de Março, com a inauguração da exposição “Urbanidade – 150 anos de elevação de Santarém a cidade (de 1868 a 2018)”. Uma mostra que dá lugar a uma intervenção composta por estruturas modelares, distribuídas ao longo de seis lugares icónicos da cidade: o Jardim da Porta do Sol, a Praça Visconde Serra do Pilar, a Rua Serpa Pinto, a Praça Sá da Bandeira, o Jardim da República e o Jardim da Liberdade.

No dia 18 de Maio será inaugurada a exposição integrada na Casa do Brasil – “Urbanidade - 150 anos de elevação de Santarém a cidade (de 1868 a 2018)” que aborda temáticas como o abastecimento e saneamento público, os transportes e comunicações, a cultura e desporto, a educação e saúde, a defesa, a segurança e a proteção civil.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo