Sociedade | 09-01-2019 18:00

Estrada Nacional 3 em Azambuja vai ter duas rotundas para reduzir sinistralidade

Estrada Nacional 3 em Azambuja vai ter duas rotundas para reduzir sinistralidade

Infraestruturas de Portugal anunciou investimentos mas não avançou data para as obras.

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai construir duas rotundas na Estrada Nacional 3 (EN3), no concelho de Azambuja, para reduzir a sinistralidade nessa via, onde em 18 anos morreram 38 pessoas.

Segundo o projeto apresentado pela iP na manhã de quarta-feira, 9 de Janeiro, a intervenção irá ocorrer entre o troço das localidades de Vila Nova da Rainha e do Espadanal (Azambuja), numa extensão de cerca de 680 metros, sendo o investimento previsto de 850 mil euros.

A intervenção, sem calendarização ainda definida, prevê “transformar os actuais entroncamentos em rotundas com dimensões confortáveis por forma a garantir a fluidez de tráfego”. Prevê-se, ainda, a proibição de viragens à esquerda, “obrigando” os automobilistas a utilizarem as futuras rotundas para realizarem a inversão de marcha e a respectiva manobra.

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa (PS), congratula-se com a realização desta intervenção, sublinhando que “serão essenciais para reduzir o número de acidentes e de mortes na EN3”.

“Não iremos resolver o problema a 100%, mas pelo menos a 90%, o que já será muito bom. Irá evitar os acidentes e as mortes que se têm registado até aos dias de hoje”, apontou o autarca. Luís de Sousa referiu que a Câmara de Azambuja irá comparticipar 50% do valor das obras na EN3.

A elevada sinistralidade que se regista nesta via tem vindo a ser criticada tanto por autarcas como por movimentos de cidadãos, como é exemplo a “Plataforma EN3”. Segundo dados do movimento cívico “Plataforma EN3”, 38 pessoas perderam a vida nesta via no espaço de 18 anos.

A IP estima que o projecto de execução desta intervenção esteja concluído no segundo trimestre deste ano, seguindo-se o lançamento do concurso público.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo