Sociedade | 14-01-2019 12:35

Morreu Fonseca Ferreira antigo presidente da CCDR-LVT

Morreu Fonseca Ferreira antigo presidente da CCDR-LVT

Fonseca Ferreira esteve 11 anos à frente da CCDR-LVT, deixando o cargo em 2009

O antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), António Fonseca Ferreira, faleceu vítima de cancro. O velório inicia-se esta segunda-feira, dia 14, às 17h30 na Igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa. A missa de corpo presente realiza-se esta terça-feira, às 9h15, seguindo o corpo depois para cremação no Crematório dos Olivais.

Fonseca Ferreira esteve 11 anos à frente da CCDR-LVT, deixando o cargo em 2009. Em 2003 tinha sido eleito presidente da CCDR com uma votação expressiva, depois da sua gestão à frente do organismo que lhe deu origem, a CCR – Comissão de Coordenação Regional,. Fonseca Ferreira foi eleito pelo conselho regional que integra 71 entidades, sendo 51 presidentes das câmaras que integram a regiões de Lisboa, Ribatejo e Oeste.

Fonseca Ferreira teve um papel fundamental nas áreas do planeamento e desenvolvimento regional, gestão de fundos comunitários, apoio e tutela sobre as autarquias locais em vários domínios e ordenamento do território e ambiente, não se coibindo de criticar o que achava que estava mal na gestão pública. Em 2008 dizia que era necessária mais celeridade nos licenciamentos de projectos empresariais, por exemplo.

Lutou contra a burocracia e promoveu a descentralização ao instalar em Santarém uma delegação Sub-Regional do Vale do Tejo da Comissão de Coordenação, para ficar mais próxima dos cidadãos e de entidades públicas e privadas com a descentralização e modernização de serviços a partir de Lisboa.

Na apresentação do livro que lançou em 2005, no qual relata a experiência de muitos anos de vida e de trabalho como responsável pelo planeamento estratégico de algumas cidades do país, Fonseca Ferreira, na presença de vários notáveis e políticos, não deixou de falar do seu estado de perplexidade por continuarmos a desperdiçar e a estragar um território tão rico que a natureza nos legou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo