Sociedade | 17-01-2019 11:26

Projecto da variante da Senhora da Saúde pronto até ao Verão

Obra vai criar uma via alternativa às passagens de nível da Linha do Norte no trajecto entre Alcanhões e Ribeira de Santarém e é reivindicada há muitos anos.

O projecto de execução da variante da Senhora da Saúde e supressão da passagem de nível de Assacaias, nos arredores de Santarém, está em fase de elaboração e deve estar concluído no segundo trimestre de 2019, disse a O MIRANTE fonte da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP).

Tal como O MIRANTE noticiou na sua edição de 10 de Janeiro de 2019, a Câmara Municipal de Santarém continua a aguardar que a Infraestruturas de Portugal entregue o projecto, para poder lançar o concurso para a obra. A construção dessa via alternativa às passagens de nível da Linha do Norte no trajecto entre Alcanhões e Ribeira de Santarém é falada e reivindicada há décadas.

Em Agosto de 2005, o executivo da Câmara de Santarém aprovou a celebração de um protocolo com a Refer (Rede Ferroviária Nacional), com vista à construção da variante à Estrada Nacional 365 na zona de Assacaias, nos arredores de Santarém. Nessa altura ficou definido que a autarquia e a Refer dividiam em partes iguais os custos da obra, cabendo à autarquia as despesas com as expropriações de terrenos necessários à nova via, que estavam estimadas na ordem dos 404 mil euros.

Mais de treze anos depois, a variante da Senhora da Saúde, como é habitualmente designada, continua por fazer e a ser objecto de debate político. E as previsões de prazos continuam a sair furadas. Na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém, em Dezembro, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), referiu que a empresa pública Infraestruturas de Portugal (que tutela a ferrovia e estradas nacionais) ficara de entregar, até de Julho de 2018, o projecto à autarquia para esta lançar o concurso público com vista à empreitada, mas tal não sucedeu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo