Sociedade | 23-01-2019 10:00

Assembleia da República discute abolição de portagens na A1

Assembleia da República discute abolição de portagens na A1

Recolha de assinaturas foi realizada há dois anos e meio.

Dois anos e meio depois de terem sido recolhidas as assinaturas necessárias pela comissão de utentes, o Parlamento discute quarta-feira, 23 de Janeiro, uma petição e um projecto de resolução que pede a abolição de portagens na Auto-Estrada do Norte (A1), no troço entre Alverca e Vila Franca de Xira.

A petição, promovida pela comissão de utentes local, deu entrada em Junho de 2016 na Assembleia da República mas só agora vai ser discutida e analisada. O documento justifica a sua pertinência com os problemas de mobilidade e circulação no município. A abolição das portagens na A1, em particular no troço entre Alverca e Castanheira do Ribatejo, é uma reivindicação antiga de condutores e autarcas. Segundo o texto da petição, a mobilidade de quem vive no concelho vilafranquense e a circulação de viaturas é cada vez mais difícil, bem como atravessar o concelho de uma ponta à outra já que a alternativa, a Estrada Nacional 10, está permanentemente congestionada. A petição acrescenta que o problema, agravado pelas portagens, é ainda pior devido à falta de alternativas e variantes à EN10. “A abolição das portagens em Alverca e Vila Franca de Xira torna-se urgente para que a mobilidade das populações, a circulação dos veículos e a qualidade ambiental dentro destas localidades, atravessadas pela EN10, sejam melhoradas e, por consequência, se traduzam em ganhos económicos para o próprio concelho”, lê-se no documento.

A iniciativa de avançar com uma petição partiu da concelhia local do Partido Comunista Português (PCP), que diz em nota de imprensa acreditar que a abolição das portagens é “justa e possível”, justificando a medida com o aumento de 8,2 por cento nas verbas recebidas em portagens pela Brisa, empresa concessionária da via, que em 2017 se cifraram em 570 milhões de euros a nível global.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo