Sociedade | 18-03-2019 18:00

Abate de árvores na EN10 será “o mínimo possível”

Objectivo é criar uma rede ciclável e pedonal da Póvoa a Alverca.

Os trabalhos de requalificação profunda que estão em curso na Estrada Nacional 10 (EN10) entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca vão obrigar ao corte e abate de várias árvores mas o município garante que esse número será “o mínimo possível”. O alerta para o abate de diversas árvores naquele troço foi deixado por Adélia Gominho, eleita do partido Pessoas Animais e Natureza na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

“As que necessariamente terão de ser abatidas para a requalificação da EN10 terão de ser substituídas. Algumas não poderão ser replantadas tendo em vista o seu grande porte. O que está previsto é replantar muito mais árvores do que aquelas que forem arrancadas. Vamos abater o mínimo possivel. Mas para requalificar a estrada precisamos de espaço”, explica o presidente da câmara, Alberto Mesquita.

A câmara, recorde-se, ao abrigo do seu Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável está a realizar uma intervenção profunda de requalificação da EN10, tendo como objectivo a criação de uma rede ciclável e pedonal que, na sua totalidade, irá estender-se desde a Póvoa de Santa Iria (junto ao viaduto de acesso ao Parque Logístico Marinhas D. Ana) até Alverca do Ribatejo (junto à rotunda da Silveira). Com um investimento aproximado de 6,6 milhões de euros, co-financiados através de fundos comunitários, está actualmente em curso a primeira fase desta intervenção, abrangendo 5,2 quilómetros, a qual incide no extremo sul da Póvoa de Santa Iria até à entrada de Alverca do Ribatejo (junto à rotunda do AKI).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo