Sociedade | 20-03-2019 15:00

Mega exposição retrata os 150 anos da elevação de Santarém a cidade

Mega exposição retrata os 150 anos da elevação de Santarém a cidade

Esta é a primeira parte de uma mostra que terá a sua segunda parte esta exposta a partir de 18 de Maio, na Casa do Brasil.

O antigo campo Sá da Bandeira quando ainda recebia feiras francas e de gado, e edifícios que já foram demolidos como o hotel Boa Vista e a primeira sede da Caixa Geral de Depósitos são alguns dos espaços retratados na exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)”. A cerimónia de inauguração decorreu no feriado municipal, 19 de Março, no Jardim das Portas de Sol. Esta é a primeira parte de uma mostra que terá a sua segunda parte esta exposta a partir de 18 de Maio, na Casa do Brasil.

Segundo o presidente do município, numa altura em que se ouve falar da cidade com alguma tristeza, esta exposição, que celebra os 150 anos de elevação de Santarém a cidade, vem não só a transformação que passou, mas também a sua potencialidade.

Luís Mata, um dos responsáveis pela exposição, lembrou esta mostra veio provar que esta cidade tem muita história por contar. “Descobrimos, por exemplo, que esteve para nascer nas Portas do Sol as piscinas municipais, em vez do jardim que está cá hoje. Soubemos também que o mercado municipal já esteve sem azulejos”, referiu.

A exposição, que vai estar patente até 24 de Dezembro deste ano, está distribuída por seis espaços emblemáticos da cidade (Jardim das Portas do Sol, Praça Visconde Serra do Pilar, Rua Serpa Pinto, Praça Marquês de Sá da Bandeira, Jardim da República e Jardim da Liberdade).

A mostra pretende testemunhar como foi a evolução de Santarém ao longo do último século e meio, desde que a antiga vila ascendeu à categoria de cidade, no dia 24 de Dezembro de 1868. O antigo Hospital Civil de Santarém, o antigo campo Sá da Bandeira, que recebia cortejos, corridas de cavalos e feiras francas e de gado, e edifícios como a primeira sede da Caixa Geral de Depósitos, o hotel Boa Vista e a antiga camionagem estão retratados nas fotografias que compõem a exposição.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo