Sociedade | 24-03-2019 18:41

Faleceu Manuel José Moedas considerado um símbolo da Chamusca tradicional

Faleceu Manuel José Moedas considerado um símbolo da Chamusca tradicional

Feitor em grandes casas agrícolas, dizia que nunca pensara fazer mal a alguém.

Faleceu hoje, com oitenta anos, Manuel José Moedas, um os últimos feitores das grandes casas agrícolas da região. Era um exemplo e verticalidade e honradez e muitos viam-no como um símbolo de uma Chamusca orgulhosa, digna, solidária e trabalhadora.

O corpo está a ser velado na sua residência e o funeral realiza-se às 10h00 de amanhã, segunda-feira, para o cemitério da Chamusca, depois de uma missa de corpo presente na Igreja Matriz.

Manuel José Prestes Moedas era filho e neto de agricultores e seguiu a tradição da família. Começou a trabalhar aos onze anos de idade e toda a vida esteve ligado à agricultura. Foi feitor na Casa Bairrão no Tramagal e na Casa Rafael Duque, na sua Chamusca natal.

Há dez anos, entrevistado por O MIRANTE disse de si que durante toda a vida nunca tinha pensado fazer mal a ninguém. Amante das tradições locais era presença certa na entrada de toiros da Semana da Ascensão.

Contava que a primeira vez que vira passar, pelas ruas da vila, os toiros que iriam ser lidados na corrida de Quinta-feira de Ascensão, tinha cinco anos. E sobre esse acontecimento recitava um pequeno poema da sua autoria.

“Um dia com a minha avó
Que no colo me aconchegou
Fui ver uma entrada
Foi ela que me disse então
Estes toiros que aqui vão
São amanhã para a tourada.”

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo