Sociedade | 17-04-2019 07:00

Obras nos diques das Ómnias e do Rebentão já estão adjudicadas

Câmara de Santarém substituiu-se à administração central na condução do processo.

A empreitada de reabilitação dos diques das Ómnias e do Rebentão, no concelho de Santarém, foi adjudicada pela Câmara Municipal de Santarém à empresa Cordívias – Engenharia Lda. pelo valor de 477.596 euros, já com IVA incluído. A ratificação da minuta do contrato foi aprovada na última reunião do executivo camarário. A intervenção, com um prazo de execução previsto de cinco meses, conta com financiamento da União Europeia. A autarquia vai gastar menos do que o previsto com as obras, já que o valor base contratual da empreitada, quando foi lançado o concuro público, era de 542.872 euros mais IVA.

Na edição de 23 de Novembro de 2017, O MIRANTE relatava que o dique do Rebentão, situado na margem direita do Tejo, a montante de Santarém, apresentava um troço de 150 metros com problemas de estabilidade e danos significativos na estrutura do seu corpo, que o colocavam num estado próximo da rotura em caso de cheia. O dique tem um total de 2475 metros de comprimentos e apresenta sérios danos nomeadamente no talude interior e parte do coroamento.

“Na parte restante apresenta alguma desagregação da argamassa das juntas da pedra de revestimento o que além de poder fragilizar a sua ligação dá azo à proliferação de várias epécies que se desenvolvem com facilidade, dada a fertilidade dos solos que integram o núcleo do dique”, lia-se na informação técnica referente à reabilitação desse dique e também do dique das Ómnias, que se encontrava num estado menos preocupante mas igualmente necessitado de manutenção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo