Sociedade | 18-04-2019 15:00

Equipa do HDS consulta reclusos infectados com VIH e hepatites na prisão de Torres Novas

Um médico e uma enfermeira deslocam-se periodicamente ao Estabelecimento Prisional onde efectuam consultas, fazem colheitas de sangue e aplicam terapêuticas.

Uma equipa de saúde do Hospital Distrital de Santarém (HDS) desloca-se mensalmente ao Estabelecimento Prisional de Torres Novas para realizar consultas e rastreio de hepatites virais e vírus da imunodeficiência humana (VIH). A acção faz parte do Protocolo assinado em Julho de 2018 entre os Ministérios da Justiça e da Saúde, com o objectivo de facilitar a vida tanto aos profissionais de saúde como aos reclusos, evitando a deslocação dos detidos ao hospital e fomentando a poupança de recursos.

Um médico e uma enfermeira do Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do Hospital de Santarém deslocam-se periodicamente aquele Estabelecimento Prisional (com cerca de 50 reclusos), onde efectuam consultas, fazem colheitas de sangue para análises e utilizam um equipamento portátil que, através da realização de fibroscan permite avaliar estádios de doença mais avançados, como o grau de fibrose do fígado daqueles reclusos.

Segundo comunicado do HDS, encontram-se em seguimento dez doentes, a maioria com hepatite crónica C, tendo sido iniciada terapêutica com fármacos inovadores em dois dos pacientes. Há também um doente medicado para VIH.

O Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do Hospital Distrital de Santarém, segue actualmente cerca de 800 doentes com infecção VIH e 400 com hepatite C crónica. A sua política tem sido de abertura à comunidade e saída do espaço físico do hospital, com contactos e formações em escolas, comunidades terapêuticas, outras Instituições de saúde e nas prisões. A próxima deslocação ao Estabelecimento Prisional de Torres Novas acontece a 23 de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo