Sociedade | 18-04-2019 20:00

Novo Centro de Inovação em Tomar e nova ESTA em Abrantes são as obras do mandato

Novo Centro de Inovação em Tomar e nova ESTA em Abrantes são as obras do mandato

João Coroado tomou posse como novo presidente do Instituto Politécnico de Tomar.

A finalização da construção da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), no Parque de Ciência e Tecnologia da cidade, - também conhecido como Tagusvalley – e a construção do futuro Centro de Inovação e Valorização do Conhecimento no Campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) são duas das prioridades da equipa de João Coroado, que tomou posse como presidente do IPT na tarde de terça-feira, 16 de Abril. O mandato é de quatro anos.
João Coroado, que foi empossado pelo presidente do Conselho Geral do IPT, Augusto Mateus, sucede no cargo a Eugénio Pina de Almeida, que liderou a instituição durante os últimos oito anos e não se pôde recandidatar ao cargo. O auditório do IPT esteve repleto de professores, alunos e representantes de diversas entidades que assistiram à cerimónia. Também a família do novo presidente esteve presente.
Da equipa de João Coroado fazem parte Nuno Madeira (vice-presidente) e os pró-presidentes Natércia Santos (área da Sustentabilidade e Qualidade), Rita Anastácio (área da Divulgação e Relações Externas) e José Farinha (área da Contabilidade e Gestão). Durante o seu discurso, João Coroado disse que assumir a presidência do IPT é um enorme desafio mas também uma grande honra.
O novo presidente considera que o IPT deve ter capacidade para responder aos desafios que a sociedade coloca e que o capital humano é a maior riqueza da instituição que agora vai liderar. Coroado disse também ser imperativo adoptar uma gestão mais eficiente, orientada para a optimização do financiamento disponível, de modo a responder a novos cenários.
João Coroado realçou que num ambiente cada vez mais competitivo e globalizado, a reputação de uma instituição é fundamental para a diferenciação e atracção de talentos. “Queremos comprometer-nos com a consolidação da marca IPT com reconhecida ligação às áreas da Tecnologia, Ciências, Artes, Gestão e Humanidades”, disse. O agora presidente do IPT elogiou o seu antecessor, Pina de Almeida, e agradeceu por este tê-lo convidado para ser seu vice-presidente no último mandato. E referiu ainda que os colaboradores da instituição desempenham um papel fundamental nos desafios que o IPT enfrentará nos próximos anos.

Eugénio de Almeida regressa “com orgulho” à função de professor

Eugénio Pina de Almeida considera que com a sua saída da presidência do IPT se encerra um ciclo muito importante da sua vida com 20 anos ligados à instituição. No entanto, diz ser com muito orgulho que regressa à função de professor do instituto. “Podes contar com a minha lealdade em tudo o que for preciso”, acrescentou, dirigindo-se a João Coroado. No final, emocionou-se no momento em que agradeceu o apoio e compreensão da família uma vez que, disse, foram os que mais sofreram com as suas ausências em prol do cargo desempenhado no IPT.

A dificuldade em transformar informação em conhecimento

O presidente do Conselho Geral do IPT considera que a função da instituição é preencher a necessidade essencial de dar vida à aplicação do conhecimento. Augusto Mateus disse, durante a sua intervenção, que nunca houve tanta dificuldade em transformar informação em conhecimento.
“O Politécnico de Tomar tem o trunfo do conhecimento e o desafio da colaboração decisiva no desenvolvimento económico e social de um território. Se se mantiver este caminho, que acredito que se vai manter, nos próximos anos o IPT vai consolidar o que correu bem no seu percurso. A consolidação só pode ser concretizada com êxito se todos convergirem no mesmo caminho”, sublinhou Augusto Mateus.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo