Sociedade | 10-05-2019 15:00

Torres Novas procura financiamento europeu para requalificação do Nogueiral

O projecto da requalificação do Nogueiral, em Torres Novas, foi apresentado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

O projecto da requalificação do Nogueiral, em Torres Novas, foi apresentado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), que deu parecer favorável, e vai agora ser candidatado a fundos comunitários para ter uma comparticipação de 85% a fundo perdido. A intervenção está orçada em cerca de 940 mil euros. Na última reunião de câmara, o projecto de execução foi aprovado pela maioria socialista, com o PSD a abster-se e o BE a votar contra.

Recorde-se que o projecto de arquitectura paisagística para a área envolvente ao Teatro Virgínia, também conhecida como Nogueiral, prevê mudanças no Largo José Lopes dos Santos, na Rua do Caldeirão e na Avenida dos Bombeiros Voluntários, assim como no Laranjal até à ligação com a Avenida Dr. Martins de Azevedo (incluindo rotunda, passeios e faixa de rodagem), numa área total aproximada de 10.000 metros quadrados (m2).

De acordo com o município, a zona em estudo é determinante ao nível dos diferentes equipamentos urbanos ali localizados, como o Teatro Virgínia, os Bombeiros Voluntários Torrejanos, o Montepio Nossa Sra. da Nazaré, o Edifício StartUp, o Centro Comercial, o centro cultural da antiga Central Hidroeclétrica, o Convento do Carmo e o quartel.

A intervenção tem como objectivo criar zonas verdes de enquadramento, estadia e recreio e dotar algumas zonas exteriores de condições para acolher eventos culturais de pequena e média dimensão, além de valorizar o uso da circulação pedonal. A execução do projecto, integrado no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) tem um custo estimado de cerca de meio milhão de euros.
No projecto está prevista a criação de cerca de 30 lugares de estacionamento junto ao Virgínia, mais 35 no piso superior do parque subterrâneo, cinco perto do açude real, quatro perto do quartel dos bombeiros e outros 20 perto da Escola Prática de Polícia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo