Sociedade | 12-05-2019 19:30

Concurso para obras no Museu de Alporão em breve

Concurso para obras no Museu de Alporão em breve

Presidente da Câmara de Santarém diz que o procedimento deve ser lançado ainda este mês.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), conta lançar durante este mês de Maio o procedimento com vista à realização de obras na Igreja de São João de Alporão, monumento nacional que vinha funcionando como espaço museológico e que está encerrado desde 2012 por razões de segurança devido ao desprendimento de pedras da sua estrutura.

A intervenção será dirigida para a estrutura, cobertura e drenagem do edifício, de forma a combater as infiltrações, mas não vai solucionar o problema das pedras, pois, aparentemente, não há solução para esse problema. Será colocada uma rede, como medida paliativa para prevenir o desprendimento de pedras e permitir a reabertura e visitação do espaço. A intervenção será feita em articulação com a Direcção Geral do Património Cultural.

Na última sessão da assembleia municipal, o eleito José Magalhães, da bancada do PS, saudou a vontade do município em querer reabrir o monumento depois da aplicação desses cuidados paliativos, considerando no entanto que era expectável que aquele património “regressasse da baixa completamente recuperado”.

Um estudo solicitado em 2004 ao Departamento de Engenharia, Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico revelou que a estrutura do monumento está a ser afectada por infiltrações a partir das fundações, pela constituição geológica da pedra usada na construção (bastante permeável e facilmente perecível perante a penetração de sais, que cristalizam) e pelos métodos construtivos e correctivos posteriores (como a utilização de argamassas, nomeadamente de cimento).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo