Sociedade | 13-05-2019 15:30

Praia do Carvoeiro com Bandeira Azul pelo 13º ano consecutivo

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas.

A Praia Fluvial do Carvoeiro, concelho de Mação, foi distinguida com a Bandeira Azul pelo 13º ano consecutivo. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se na localidade que lhe dá o nome, a cerca de 25 minutos de Mação.

Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.“Tem sido uma agradável surpresa para todos os que a visitam, não só pelo enquadramento natural, mas também pela qualidade das infra-estruturas que a compõem e que têm vindo a melhorar de ano para ano”, refere a Câmara de Mação.

A praia dispõe de vários equipamentos que permitem ao visitante passar um dia agradável, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, bem como estacionamento. A praia divide-se em zona de banhos para adultos e para crianças, sendo vigiada por nadadores-salvadores. Para as pessoas com mobilidade reduzida está disponível uma cadeira anfíbia.

A Associação Bandeira Azul da Europa refere que, em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em actividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adopção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, protecção e melhor gestão, que começa nos rios e termina no mar. À semelhança de anos anteriores, vão realizar-se algumas acções de sensibilização nas praias do concelho de Mação durante o próximo Verão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo