Sociedade | 19-05-2019 10:00

Árvores causam danos na via pública e prejuízos aos moradores

Árvores causam danos na via pública e prejuízos aos moradores
DANOS

Habitantes de Castanheira do Ribatejo reclamam há dois anos a substituição de pinheiros mansos.

As raízes dos pinheiros mansos na Rua Doutor José Azeredo Perdigão, junto à extensão de saúde, em Castanheira do Ribatejo, estão a colocar em risco a circulação nos passeios e a provocar estragos nas fossas dos edifícios adjacentes. Os moradores reclamam há dois anos junto da Câmara de Vila Franca de Xira a substituição daquelas árvores por outras espécies que não representem risco para a mobilidade das pessoas e segurança dos edifícios.

Licínia Anágua é uma das moradoras que se tem queixado à Câmara de Vila Franca de Xira e Junta de Freguesia de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, mas até agora a única medida tomada pelo município foi o corte da copa daquelas árvores, que não veio resolver o problema.

“O problema está nas raízes que estão a entrar pelas fossas e assim que chegarem à estrutura dos edifícios vão-nos trazer graves problemas. Quem assume essa responsabilidade? É a câmara que nos vai pagar as reparações?”, questiona a moradora. Também a vizinha Susana Chaparro tem reclamado a substituição das árvores. “Não estamos a pedir o abate para deixarmos de ter árvores aqui, mas para que sejam substituídas por outras que não causem estes estragos. As fossas estão a ser invadidas e o passeio está num estado lastimoso”, diz a O MIRANTE. Outros vizinhos, um deles em cadeira de rodas e outra invisual, sofrem com o mesmo problema.

Contactada por O MIRANTE, a Câmara de Vila Franca de Xira explica que aquelas árvores “se encontram em bom estado fitossanitário” e que a “situação está sinalizada e em apreciação pelos serviços”. A Junta de Freguesia de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras assegura que nada mais pode fazer senão alertar o município, como “tem vindo a fazer consecutivamente” assegura o presidente Luís Almeida (CDU).

Para além dos estragos que as suas raízes provocam, os pinheiros mansos albergam lagartas processionárias que formam longos carreiros pelos passeios, junto às habitações. Nessa rua já provocaram ferimentos em cães, inclusive no de Licínia Anágua, que teve de recorrer a um veterinário para salvar o animal. Essas lagartas são consideradas nefastas devido aos seus pêlos urticantes que injectam substâncias tóxicas provocando reacções de hipersensibilidade em pessoas e animais, podendo chegar a ser fatais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo