Sociedade | 20-05-2019 20:30

Edifício dos paços do concelho de Ourém está por legalizar há dez anos

Edifício dos paços do concelho de Ourém está por legalizar há dez anos
INDEMNIZAÇÃO

Município vai pagar 150 mil euros a empreiteiro que tinha processado autarquia.

O edifício dos paços do concelho de Ourém está por legalizar há cerca de dez anos. O presidente do município, Luís Albuquerque (PSD), diz ter sido surpreendido, há cerca de três meses, com um pedido de indemnização de 298 mil euros por parte da construtora que executou a obra.

A empresa nunca chegou a entregar a obra à Câmara Municipal de Ourém. Em causa estavam erros no projecto e foram identificados trabalhos estruturais que não estavam previstos e que originaram um aumento do orçamento previsto inicialmente. “A situação gerou um aumento de encargos e uma situação dúbia sobre a quem competia o pagamento desses trabalhos a mais”, explicou Albuquerque.

Devido a essa discórdia, a Construtora San José nunca chegou a efectuar cerca de 150 mil euros em obras que estavam previstas. Além disso, nunca entregou a obra oficialmente ao município, embora este o tenha começado a utilizar. Por seu lado, a Câmara de Ourém foi recusando pagar o montante em causa dos trabalhos a mais, enquanto a obra não fosse concluída e entregue.

O caso seguiu para tribunal mas, entretanto, Luís Albuquerque reuniu com o empreiteiro tendo chegado a acordo. “Não tinha conhecimento do que se estava a passar e pedi todo o processo para analisar. Constatámos que a razão estava do lado do empreiteiro”, afirmou o autarca. O executivo municipal aprovou, em sessão camarária, o pagamento de metade do valor da indemnização pedida, cerca de 150 mil euros, ao empreiteiro durante três anos. Em contrapartida, este termina os trabalhos e entrega a obra, possibilitando o accionamento da garantia bancária e outros mecanismos que são necessários para legalizar a utilização do edifício.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo